SERPENTES: saiba as espécies perigosas e o que fazer se for picado por uma cobra

Se por um acaso você encontrar uma dessas serpentes, e ainda der o azar de ser picado, veja algumas dicas para sua identificação e primeiros socorros.

Imagem de Foto-RaBe por Pixabay 


VAMOS DESCOBRIR...

No Brasil são encontradas cercas de 321 espécies conhecidas de serpentes, sendo apenas 36 peçonhentas, ou seja, capazes de inocular seu veneno. As serpentes brasileiras peçonhentas estão divididas em duas famílias : Elapidae e Viperidae. Veja as características de cada uma delas.




Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no YouTube

FAMÍLIA ELAPIDAE


Esse grupo é formado por dois gêneros Leptomicrurus e Micrurus, conhecidas popularmente como corais verdadeiras. Suas características mais marcantes são suas cores brilhantes, uma mistura de vermelho, branco, preto e amarelo, dependendo da espécie. Não possuem cabeça triangular nem fosseta loreal (órgão sensorial termorreceptor). 

É interessante notar que essas duas características são utilizadas para identificação de cobras peçonhentas, porém, existem sua exceções como as corais verdadeiras que não possuem cabeça triangular e fosseta loreal, porém são peçonhentas, inclusive são consideradas as serpentes mais peçonhenta do Brasil, apesar de serem responsável por apenas 1% dos acidentes causados!!

O tipo de dentição característico das serpentes pertencentes a família Elapidae é do tipo proteróglifa, ou seja, apresentam dois dentes inoculadores de peçonha na parte anterior do maxilar superior, não retráteis.

CORAL E FALSA CORAL


A cobra coral verdadeira tem uma coloração típica, com anéis completos, pretos, brancos e vermelhos. Nela a anel vermelho não se mistura com o preto, separado pelo branco

A falsa coral possui anéis pretos que se encontram com os vermelhos.

Imagem de mgrpowerlifting por Pixabay 


Como diz o ditado "vermelho e preto amigo do peito, vermelho e branco mata o sujeito".



A FAMÍLIA VIPERIDAE



Com cerca de 250 espécies distribuídas pelo mundo, é formada por serpentes com aparelho inoculador do tipo solenóglifo, facilmente identificadas pela cabeça triangular, recoberta por pequenas escamas de aspecto similar às do corpo.

Para caracterizar a subfamília Crotalinae, devemos somar a estes atributos a presença de fosseta loreal entre o olho e a narina. Para alguns autores, essa característica é suficiente para identificar a família do grupo.

Essas serpentes representam o mais importante grupo para a saúde pública, pois são responsáveis pela enorme maioria e os mais graves acidentes ofídicos registrados, não só no Brasil, mas também em outros países americanos.

As serpentes do gênero Bothrops são caraterizadas por possuírem a cauda sem maiores modificações, geralmente com escamas subcaudais em pares. Já o gênero Lachesis apresenta a cauda com as últimas fileiras de subcaudais modificadas e eriçadas, terminando num espinho. E o gênero Crotalus tem a cauda terminada em um apêndice articulado, o chocalho.

O que devo FAZER e o que NÃO FAZER se eu for picado por uma COBRA


CUIDADOS COM A PICADA E ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS

Mantenha a vítima deitada. Evite que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno. Se a picada for na perna ou no braço, mantenha-os em posição elevada.

Algumas medidas preventivas:
  1. Use botas: o uso de botas de cano alto evita até 80% dos acidentes (geralmente as cobras picam do joelho para baixo). Botinas e sapatos evitam até 50% dos acidentes. Mas antes de calçá-los, verifique se dentro deles não há cobras, aranhas ou outros animais peçonhentos.
  2. Proteja as mãos: não enfie as mãos em tocas, cupinzeiros, ocos de troncos etc. use pedaço de pau. Na colheita manual é preciso estar sempre atento para evitar surpresas. Protegendo as pernas e as mãos, você reduzirá ao máximo o risco de acidentes.
  3. Acabe com os ratos: eles atraem cobras. Mantenha sempre limpos os terrenos, quintais, paióis e plantações. A maioria das cobras alimenta-se de roedores.
  4. Preserve os predadores: emas, seriemas, gaviões, gambás e a cobra Muçurana são os predadores naturais das cobras venenosas e garantem o equilíbrio do ecossistema.
  5. Conserve o meio ambiente: desmatamentos e queimadas devem ser evitados; além de destruir a natureza, provocam mudanças de hábitos de animais, que se refugiam em paióis, celeiros ou mesmo dentro das casas. Também não se deve matar as cobras. Elas contribuem para o equilíbrio ecológico, alimentando-se de ratos, que são considerados pragas de lavouras.


O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTES COM SERPENTES?


  1. A primeira coisa que  se deve fazer é procurar ajuda imediata,pois o tratamento deve ter início em até no máximo 30 minutos após a picada;
  2. Lavar o local da picada com água corrente ou com água e sabão se possível;
  3. Manter  o acidentado em repouso,acalmando-o sempre;
  4. Se possível, manter o membro afetado levantado e estendido, fazendo uma compressa de gelo no local;
  5. O mais recomendado é que se leve o exemplar da cobra, viva ou morta, para identificação;


O QUE NÃO FAZER!


  1. De maneira alguma faça torniquete no local ou garrote, podem agilizar a necrose  no local;
  2. Não corte, perfure ou chupe a ferida;
  3. Não ofereça qualquer tipo de bebida alcoólica para o acidentado;
  4. Não contamine a ferida com qualquer tipo de tratamento caseiros, como folhas, borra de café etc;

LEIA MAIS:

2 comentários:

  1. Excelente artigo. Simples e claro e didático. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Que bom que gostou de nosso artigo.

      Um forte abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.