Castores engenheiros?

Em uma remota área da província canadense de Alberta, nos limites do Parque Nacional Wood Buffalo, um projeto de engenharia está em andamento.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/01/castores-engenheiros.html
Castores fazendo um obra de engenharia em meio a floresta. Fonte da imagem: jeremykun.

VAMOS DESCOBRIR...

Quem são os construtores? Castores. O objetivo? Preservar e ampliar uma barragem iniciada décadas atrás pelos antepassados deles. O dique, hoje, tem cerca de 900 metros de extensão, o maior construído por castores.

Jean Thie, perito em ecologia, foi quem identificou a estrutura, em outubro de 2007, ao usar satélites para estudar o derretimento do permafrost. "Esse é um cinturão de castores", explique ele. O terreno plano e isolado os distancia das ameaças de correntezas e seres humanos e lhes dá liberdade para recolher galhos e lama para construir tocas e depósitos de alimentos.

Fonte da imagem: kids.britannica.

Quantos castores são necessários para a obra de uma barragem dessa magnitude? Ninguém sabe. Mas a colônia é imensa e engenhosa. Segundo o biólogo Clay Nielsen, "os castores só ficam atrás dos seres humanos na capacidade de alterar o espaço em que vivem para adaptá-lo a suas necessidades".

Visível do espaço, a maior barragem conhecida construída por castores estende-se em cerca de 900 metros pelas terras da província de Alberta, no Canadá.. Fonte da imagem: adaptado de Revista National Geographic Brasil, Edição Especial Biodiversidade, Novembro de 2010.

Referência
Revista National Geographic Brasil, Edição Especial Biodiversidade, Novembro de 2010.

Para finalizar veja um vídeo do canal NatGeo Wild France sobre L’incroyable castor américain (ative as legendas):


E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES, ONDE TEM TODAS NOSSAS POSTAGENS SEPARADAS POR CATEGORIAS (CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS):

 https://plus.google.com/collection/8ZnoQB https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB

Comentários

  1. Tudo isso em marrom claro é a barragem dos castores?? O.o
    Se for, QUE INCRÍVEL!!!! ~*0*~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Canal GAAT, tudo aquilo em marrom claro é a barragem deles =D que se estende a 900 metros.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Postar um comentário