Deserto que era água

O estado de Nevada é considerado a região mais seca dos Estados Unidos.

 http://www.bioorbis.org/2014/01/deserto-que-era-agua.html

VAMOS DESCOBRIR...

Mas há 240 milhões de anos ele estava todo submerso sob um imenso oceano. O Ictiossauro, ou "lagarto-peixe", um animal terrestre que virou réptil aquático, era tão comum ali que hoje é considerado o fóssil oficial do estado. Mas quem imaginava que tais espécimes maiores que uma orca tinham dentes serrilhados de quase 15 centímetros? Ninguém. Pelo menos até há pouco tempo.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/01/deserto-que-era-agua.html
Fonte da imagem: veja.abril.

Com dentes de 12,7 centímetros, este Ictiossauro dilacerava suas presas. Medindo 12 metros e com quatro nadadeiras, ele vivia onde hoje é deserto.

Ictiossauro
Fonte da imagem: adaptado da Revista National Geographic Brasil, Maio de 2010.

A paleontóloga Nadia Fröbisch, da Universidade de Chicago, que em 2008 exumou o fóssil nas montanhas Augusta, acha que esse predador usava os dentes para dilacerar a carne e os ossos de outros Ictiossauros, muitos menores e alguns nem sequer com dentes. Ninguém sabe por quanto tempo a espécie dominou aquelas águas, embora tenha se extinguido 90 milhões de anos atrás, após uma evolução de 160 milhões de anos.

Referência 
Revista National Geographic Brasil, Maio de 2010.

E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário