POR QUE AS FORMIGAS CORREIÇÃO ANDAM EM CÍRCULOS ATÉ A MORTE?

As formigas correição fazem esse fenômeno para a procura por alimento para a sobrevivência de suas colônias, fazem de tudo para achar comida, mas sempre há um uma barreira na qual pode ser o fim.

Imagem de Gabi por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

FORMIGAS CORREIÇÃO E FEROMÔNIOS


A visão não tem uma grande importância na vida dessas formigas. Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

Quando uma correição sai para caçar, deixa uma trilha de feromônio que pode ser seguida por outras formigas da mesma espécie. Se acham comida pelo caminho, o rastro é reforçado pelas operárias que se dirigem até o local. No momento em que o suprimento de alimento acaba, os insetos param de remarcar a trilha e o cheiro é dissipado.

No processo, algumas formigas podem acabar se perdendo e, para se reconectar com o grupo, procuram por uma trilha de feromônio. Mas, nessa jornada, podem acabar encontrando o próprio rastro e assim terminar andando em círculos – até morrem de exaustão.

O fenômeno é mais comum em áreas abertas, onde o cheiro se dissipa mais rapidamente do que na floresta e as chances das formigas perderem a trilha original aumenta.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.