DESCUBRA A LESMA-DO-MAR ELYSIA CHLOROTICA QUE INCORPORA GENES DE ALGA PARA CONSEGUIR FAZER FOTOSSÍNTESE

Planta ou animal? Essa é a mensagem que essa bela lesma-do-mar Elysia chlorotica, que parece e age como uma folha.

Karen N. Pelletreau et al., CC BY 4.0, via Wikimedia Commons


VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



Essa lesma pode viver de luz solar a vida toda, que dura até um ano, e para isso precisa apenas de uma pequenina alga amarela.

CAPTANDO A LUZ DO SOL


Captar energia solar pela fotossíntese é uma característica exclusiva de plantas, se pensa assim, pensou errado. Mas décadas atrás biólogos perceberam que as lesmas marinhas roubam partículas celulares chamadas cloroplastos das algas que elas comem e as usam para transformar gás carbônico em açúcares.

Em 2007, demonstrou-se que essas lesmas incorporam os genes das algas a seu DNA. Isso lhes permite produzir as proteínas vegetais necessárias para manter os cloroplastos em suas células por tempo prolongado.

O corpo folhoso de 5 centímetros da E. chlorotica permite-lhe captar a luz solar para a fotossíntese. A clorofila em suas células dá à lesma a cor verde.

Agora Sidney Pierce, da Universidade do Sul da Flórida, diz que a E. chlorotica furta da planta material genético suficiente para produzir clorofila, o pigmento que os cloroplastos usam na fotossíntese. Isso significa que a lesma verde pode viver dos raios solares, sem nunca mais comer. Para Pierce, esse é um atalho evolucionário: "O movimento de genes entre espécies pode causar rápidas mudanças. A evolução nem sempre precisa esperar por uma mutação".

A evolução mais uma vez mostra que tudo esta ligado, através dos nossos genes, uma simples molécula, o DNA, pode mudar tudo, transformar um organismo simples em uma forma de vida totalmente diferenciada e adaptada.

Referência 
Revista National Geographic Brasil, Novembro 2010, Edição Biodiversidade.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.