Xarope de bordo

Há um bom motivo para o "sangramento" das árvores de bordo ser realizado sempre na primavera. 


 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/01/xarope-de-bordo.html
Fonte da imagem: wallpaperlayer.

VAMOS DESCOBRIR...

Nessa estação, as noites frias e os dias quentes congelam e degelam a seiva, o que facilita a coleta nas árvores do gênero Acer. É nessa época que os produtores de xarope de bordo, uma calda com status de iguaria na América do Norte, muito utilizada para acompanhar panquecas e waffles, fazem pequenos furos nas árvores para recolher o fluído.


Fonte da imagem: greenme.

Agora, no entanto, as mudanças climáticas reduziram essa janela e tornaram difícil prever a sua chegada, segundo Tim Perkins, do Centro de Pesquisa Maple Proctor, da Universidade de Vermont. 


Fonte da imagem: sparrowandbrambles.

Em Nova York e na Nova Inglaterra, a coleta começa oito dias antes e encolheu em mais de três dias (ou 10%) nos últimos 40 anos. A variação nas temperaturas afeta o fluxo da seiva, cerca de 40 litros de fluído são necessários para se produzir 1 litro de xarope.

Fonte da imagem: saude.

Por sorte, bombas a vácuo ajudam na retirada e podem compensar as perdas. Quanto à produção sazonal, segundo uma produtora de xarope chamada Dana Wildes, cuja família o produz em Vermont há mais de quatro décadas, "são ciclos aos quais a gente se adapta".

Fonte: Revista National Geographic Brasil, Novembro 2010, Edição Biodiversidade.

Para finalizar veja um vídeo do canal Conteúdo Mix sobre Os benefícios e propriedades do xarope de bordo:


E VENHA NOS SEGUIR NAS NOSSAS COLEÇÕES DO GOOGLE+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/Q5LvSB https://plus.google.com/collection/slsfQB

Comentários