DESCUBRA AS 10 MARIPOSAS MAIS BELAS E RARAS DO MUNDO

As mariposas são insetos com espécies de voos noturnos, com antenas filiformes ou pectinadas. São constantemente confundidas com borboletas.


VAMOS DESCOBRIR...

Ambas fazem parte da ordem científica Lepidoptera, que significa asas escamosas. O nome deriva das escamas que caem das asas em forma de pó quando tocadas.

As diferenças entre mariposas e borboletas se dividem entre comportamento e anatomia. As mariposas são, em sua maioria, noturnas. Voam e se alimentam à noite. As borboletas, por sua vez, realizam suas atividades durante o dia.

Como curiosidade vale mencionar que a divisão habitual entre mariposas diurnas e noturnas é questionada por muitos profissionais e cientistas, já que algumas das noturnas voam durante o dia, já outras consideradas, normalmente, como indivíduo diurnos voam à noite durante o ocaso. Os tamanhos (outro fator diferenciador para muitos iniciantes) tampouco podem ser levados em conta, hoje em dia, pois mudam, principalmente naquelas consideradas noturnas e não são traços específicos nem diferenciadores em absoluto destas divisões.

Vamos conhecer e descobrir algumas espécies de mariposas tão coloridas e diferentes que talvez você já viu ou ainda não.

1 - MARIPOSA METÁLICA


Foto: Cleverson Felix.

Uma das mariposas mais belas e diferentes que já vi, é essa pequena da espécie Cyanopepla orbona. Repare nas cores metálicas mescladas com esse laranja exuberante.


2 - MARIPOSA LEOPARDO



Imagem de Francisco Corado Rivera por Pixabay 

Encontrada em todo o sul e leste dos Estados Unidos e México, esta é a mariposa leopardo (Hypercompe scribonia). O que mais chama a atenção neste animal é a incrível coloração de seu corpo. Suas asas possuem um branco brilhante, com algumas manchas em preto azulado. Seu abdômen é azul escuro com manchas na cor laranja e nas pernas há uma faixa em preto e branco.

3 - MARIPOSA OLHO DE CORUJA


Foto: Cleverson Felix.

Como uma borboleta que também mimetiza os olhos de uma coruja, essa mariposa também apostou na mesma estratégia para espantar seus predadores. Ela é da espécie Pseudautomeris luteata.


4 - MARIPOSA DA CERÓPIA


Imagem de Peggy Dyar por Pixabay 

Conhecida internacionalmente como Cecropia Moth (Hyalophora cecropia), ela possuía uma envergadura de 5-6 polegadas. É uma das maiores mariposas da América do Norte e raramente pode ser vista durante o dia.

5 - MARIPOSA FALCÃO


Imagem de Ian Lindsay por Pixabay 

Conhecida popularmente como Mariposa-falcão, as mariposas da espécie Daphnis nerii podem ser encontradas em diversos pontos do mundo.

6 - ATLAS


Imagem de Hans por Pixabay 

A maior mariposa do mundo é a Atlas (Attacus atlas), com envergadura de asas de 30 cm. Elas são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, e também é comum ao longo do arquipélago malaio, da Tailândia à Indonésia.


7 - MARIPOSA ELEFANTE


Imagem de Ian Lindsay por Pixabay 

Conhecida como mariposa elefante (Deilephila porcellus) a parte anterior da lagarta desta espécie possui uma forma de tromba, o que lhe dá uma aparência de elefante quando levantada, que originou o nome comum da espécie na língua inglesa (elephant-hawk-moth).

8 - MARIPOSA-TIGRE-DE-JARDIM


Imagem de Ian Lindsay por Pixabay 

As mariposas-tigre (Arctia caja) chamam a atenção pelas cores contrastantes nas asas. Encontrada principalmente no Reino Unido, estudos apontam que sua aparição na natureza caiu 89% nos últimos 35 anos.

9 - MARIPOSA-TIGRE-CIANO-DO-SUL




Nem parece uma mariposa, mas essa é realmente a intenção. A Mariposa-tigre-ciano-do-sul (Macrocneme chrysitis) é mestre no mimetismo, parecendo com uma vespa ou abelha, fazendo isso para ter uma imagem mais perigosa e afugentar seus predadores.


10 - MARIPOSA DA LUA


Imagem de Светлана por Pixabay 

As mariposas da espécie Actias selene são comuns do Japão e chamam a atenção pela espécie de cauda longa que possui.

Referência 
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre BORBOLETAS: as MARAVILHAS do mundo dos insetos:




Leia mais em nosso site:

4 comentários:

  1. São uma verdadeira riqueza da natureza. Obrigada pela postagem maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brigida,

      Agradecemos muito pelo seu comentário e por ter gostado das maravilhosas mariposas. Um forte abraço.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.