Mariposas incríveis

As mariposas são insetos com espécies de voos noturnos, com antenas filiformes ou pectinadas. São constantemente confundidas com borboletas.


 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/02/mariposas-incriveis.html

VAMOS DESCOBRIR...

Ambas fazem parte da ordem científica Lepidoptera, que significa asas escamosas. O nome deriva das escamas que caem das asas em forma de pó quando tocadas.

As diferenças entre mariposas e borboletas se dividem entre comportamento e anatomia. As mariposas são, em sua maioria, noturnas. Voam e se alimentam à noite. As borboletas, por sua vez, realizam suas atividades durante o dia.

Como curiosidade vale mencionar que a divisão habitual entre mariposas diurnas e noturnas é questionada por muitos profissionais e cientistas, já que algumas das noturnas voam durante o dia, já outras consideradas, normalmente, como indivíduo diurnos voam à noite durante o ocaso. Os tamanhos (outro fator diferenciador para muitos iniciantes) tampouco podem ser levados em conta, hoje em dia, pois mudam, principalmente naquelas consideradas noturnas e não são traços específicos nem diferenciadores em absoluto destas divisões.


Vamos conhecer e descobrir algumas espécies de mariposas tão coloridas e diferentes que talvez você já viu ou ainda não.

MARIPOSA LEOPARDO


mariposa
Fonte da imagem: pixabay.

Encontrada em todo o sul e leste dos Estados Unidos e México, esta é a mariposa leopardo (Hypercompe scribonia). O que mais chama a atenção neste animal é a incrível coloração de seu corpo. Suas asas possuem um branco brilhante, com algumas manchas em preto azulado. Seu abdômen é azul escuro com manchas na cor laranja e nas pernas há uma faixa em preto e branco.

MARIPOSA POODLE


mariposa
Fonte da imagem: pinterest.

A mariposa poodle ficou conhecida por este nome por conta de sua aparência peluda, que faz referência ao animal. Ela ganhou repercussão em 2012, quando foi fotografada na Venezuela. Existem divergências sobre a espécie do animal, que muitas vezes é confundido com as mariposas da espécie Diaphora mendica.

MARIPOSA DA CERÓPIA

mariposa
Fonte da imagem: pixabay.

Conhecida internacionalmente como Cecropia Moth (Hyalophora cecropia), ela possuía uma envergadura de 5-6 polegadas. É uma das maiores mariposas da América do Norte e raramente pode ser vista durante o dia.

MARIPOSA FALCÃO

mariposa
Fonte da imagem: pixabay.

Conhecida popularmente como Mariposa-falcão, as mariposas da espécie Daphnis nerii podem ser encontradas em diversos pontos do mundo.

ATLAS

mariposa
Fonte da imagem: pixabay.

A maior mariposa do mundo é a Atlas (Attacus atlas), com envergadura de asas de 30 cm. Elas são encontradas nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, e também é comum ao longo do arquipélago malaio, da Tailândia à Indonésia.


MARIPOSA ELEFANTE

mariposa
Fonte da imagem: pinterest.

Conhecida como mariposa elefante (Deilephila porcellus) a parte anterior da lagarta desta espécie possui uma forma de tromba, o que lhe dá uma aparência de elefante quando levantada, que originou o nome comum da espécie na língua inglesa (elephant-hawk-moth).

MARIPOSA-TIGRE-DE-JARDIM

mariposa
Fonte da imagem: pixabay.

As mariposas-tigre (Arctia caja) chamam a atenção pelas cores contrastantes nas asas. Encontrada principalmente no Reino Unido, estudos apontam que sua aparição na natureza caiu 89% nos últimos 35 anos.

MARIPOSA TRONCO DE ÁRVORE


mariposa
Fonte da imagem: taringa.

As mariposas da espécie Phalera bucephala são conhecidas pelas suas camuflagens quando próximas à galhos secos ou troncos de árvores.

MARIPOSA DA LUA


mariposa
Fonte da imagem: pinterest.

As mariposas da espécie Actias selene são comuns do Japão e chamam a atenção pela espécie de cauda longa que possui.

Referência 
TopBiologia.
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.

E NÃO DEIXEM DE SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO GOOGLE+. CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/MK9dQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

2 comentários: