COGUMELOS QUE BRILHAM NO ESCURO? DESCURA O MÁGICO FENÔMENO DA BIOLUMINESCÊNCIA!

Um fenômeno extraordinário observado em vários seres vivos, desde vertebrados a invertebrados marinhos, assim como em microrganismos e animais terrestres.

Fonte da imagem: Wikipedia/Author: Jpallante/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.


VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

E pra você que gosta de produzir seus próprios cogumelos confira um curso somente sobre produção de cogumelos. Cliquei no link abaixo ou na imagem:



Entre estes seres vivos estão alguns cogumelos, que emitem uma luz brilhante com tom esverdeado. Segundo alguns pesquisadores, ela seria responsável por atrair insetos que dispersam os esporos das frutificações de alguns fungos.

A CLASSE DOS BASIDIOMYCETES


Os basidiomicetos (do grego basis, base) formam estruturas reprodutivas denominadas basídios. O nome deriva do fato de os basídios terem a base presa ao corpo de frutificação e a extremidade livre onde se alojam quatro esporos, denominada basidiósporos. A maioria dos basidiomicetos forma corpos de frutificação chamados basidiocarpos, popularmente conhecidos como cogumelos (AMBIS & MARTHO, 1998).

COGUMELOS VENENOSOS


Os cogumelos comuns e em forma de guarda-chuva incluem os comerciais, os comestíveis, a espécies Amanita, que é mortalmente venenosa, as espécies de lamelas quebradiças de cores vivas, com chapéus leitosos ou nacarados e lamelas de cera. Muitos cogumelos contêm substâncias alucinógenas que podem causar delírio e coma. Alguns são tão venenosos que até pequenas porções podem matar (AMARAL et al., 1999).


A BIOLUMINESCÊNCIA E OS COGUMELOS BRILHANTES


O fenômeno da bioluminescência é uma reação química gerada por uma enzima que funciona como mecanismo de sobrevivência para diversos organismos no mundo todo. Atualmente, a maior incidência de cogumelos luminosos acontece no Japão. Na Ilha Mesameyama, em Ugui, pequenos pontos de luz cobrem troncos de árvore e o solo úmido em toda a região.

Uma reportagem da BBC Brasil revelou que existem 71 espécies de fungos que emitem luz, e 12 delas estão presentes no Brasil. Apesar de tudo, a ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz.

REFERÊNCIAS
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos - Classificação, Estrutura e Função nos Seres Vivos. Editora Moderna LTDA, 1998. ISBN 85-16-01060-0.
AMARAL, Maria Aparecida; AZEVENO, Dinah de Abreu; BIFANO, Maria Elisa; CUNHA, Mirian; FRANÇA, Luiza Ana; GLEICH, Mirna; HEIN, Yone F. Mushorroms - A pocket companion. 1999. Livraria Nobel S.A: Cogumelos: guia prático. 99-1854. CDD-589.2.

Leia mais em nosso blog:

2 comentários:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.