Um show de cores: borboletas fantásticas

As borboletas são insetos constantemente confundidos com as mariposas.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/03/um-show-de-cores-7-borboletas.html

VAMOS DESCOBRIR...


Ambas fazem parte da ordem Lepidoptera, que significa "asas escamosas". O nome deriva das escamas que caem das asas em forma de pó quando tocadas. Existem umas 150 mil espécies descritas até o momento, das quais 7.000 vivem na Europa.

HABITAT, DISTRIBUIÇÃO E MORFOLOGIA

Sua distribuição é ampla, ocupando quase todos os lugares que apresentem plantas. Apresentam desenvolvimento e metamorfose completas, caracterizadas pelas suas grandes asas cobertas de escamas, cores vivas, e por uma grande tromba dobrável em espiral. Suas larvas ápteras (carecem de asas) e fitófagas (alimentam-se de vegetais) e suas potentes bocas trituradoras fazem com que esta ordem seja, a princípio facilmente identificável.

As diferenças entre borboletas e mariposas se dividem entre comportamento e anatomia. As mariposas são, em sua maioria, noturnas. Voam e se alimentam à noite. As borboletas, por sua vez, realizam suas atividades durante o dia.

Agora conheça algumas espécies que dão um show de cores:

BORBOLETA PAVÃO ESMERALDA


Fonte da imagem: nossa-mae-natureza.

A borboleta-pavão-esmeralda (Papilio palinurus) é nativa do sudoeste da Ásia. As belas cores das asas são dificilmente vistas, uma vez que ela voa muito rápido e o que se vê geralmente é apenas um borrão verde. Ela é protegida por leis na Thailandia, para evitar extinção devido sua beleza atrair muita atenção.

BORBOLETA-OITENTA-E-OITO

Fonte da imagem: topbiologia.

Pertence ao gênero Diaethria e é encontrada na região neotropical, que vai desde o México até o Paraguai. Normalmente são chamadas de “oitenta-e-oito” em referência ao padrão característico na parte inferior das asas posteriores de muitas delas. O padrão consiste de pontos pretos rodeados por linhas pretas e brancas concêntricas, e normalmente parecem com os números “88″ ou “89″.

BORBOLETA TRANSPARENTE

Fonte da imagem: topbiologia.

Borboleta transparente, conhecida internacionalmente como Glasswing butterfly (Greta oto)

BORBOLETA AZUL


Fonte da imagem: topbiologia.

Da espécie Chorinea sylphina, esta espécie de borboleta pode ser encontrada no Equador.


NINFA COMUM DE ÁRVORE


Fonte da imagem: butterflycircle.

“Ninfa Comum de Árvore” (Idea stolli logani), encontrada no sudeste da Ásia.



BORBOLETA DA MORTE

Fonte da imagem: topbiologia.

Borboleta da espécie Atrophaneura dasarada, encontrada na Ásia. Em algumas regiões, é conhecida como borboleta da morte.


BORBOLETA BRANCA

Fonte da imagem: topbiologia.

A borboleta branca  tropical vive no México e nas Índias Ocidentais. Possui uma série de “olhos” na parte inferior das asas.

Referências: TopBiologia
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008.

E VENHA NOS SEGUIR NAS COLEÇÕES DO GOOGLE+, CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/MK9dQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

Comentários