DESCUBRA O REGALECO: O MONSTRO MARINHO DAS PROFUNDEZAS

Conhecido popularmente como Regaleco ou peixe-remo e cientificamente como Regalecus glesne, trata-se de um peixe raro que vive nas profundezas do oceano, podendo chegar até 12 metros de comprimento e 270 quilos.

Fonte da imagem: Wikipedia/Sandstein, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


VAMOS DESCOBRIR...


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



UM MONSTRO SURGE DAS PROFUNDEZAS


O peixe, que não possuí dentes e se alimenta de animais menores e de zooplâncton, é citado no Guinness Book (O Livro dos Recordes) como sendo um dos maiores peixes vivos. O misterioso animal também possui um tipo de topete vermelho na cabeça cuja função permanece desconhecida.

Contudo, nem sempre o Regaleco foi um peixe conhecido. Até meados de 2001 não existiam registros desse animal vivo em qualquer parte do mundo, o que aumentava ainda mais as associações do peixe com um suposto monstro marinho.

A primeira gravação que mostra o animal nadando foi registrada no México, em 2008 (vídeo abaixo). Não se sabe ao certo quantos exemplares ainda existem. Apenas em 2001 foi filmado um espécime vivo dentro de água. Em fevereiro de 2010 pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, conseguiam uma imagem inédita do intrigante peixe-remo navegando no fundo do oceano.

Veja uma gravação no vídeo a baixo da Discovery News (em inglês), desse incrível peixe em seu habitat natural:


Como é um animal que raramente vem à superfície, acredita-se que quando façam isso eles fiquem presos a pedras e acabem morrendo sem conseguir voltar para o fundo do mar. Outra explicação é que o animal, de fato, só vem para regiões rasas quando está próximo de morrer. Normalmente, o peixe é encontrado morto na superfície do mar ou em praias.

CASO RECENTE, SOBRE O REGALECO


A aparição mais recente de um Regaleco aconteceu em outubro deste ano, na Califórnia, quando um grupo encontrou o animal morto na praia. A espécie tinha 5,5 metros de comprimento. Poucos dias depois, outro Regaleco, desta vez com quatro metros, apareceu a 80 quilômetros do último. Neste caso, o peixe estava pronto para a desova.

CRENÇA POPULAR SOBRE O REGALECO


Segundo uma crença japonesa, o peixe-remo é um ”mensageiro do palácio do deus do mar” que anuncia acontecimentos catastróficos como terremotos e tsunamis.

Referências 
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Uilmara Machado de Melo Gonçalves16 de novembro de 2016 às 12:25

    FASCINANTE (como tudo na Natureza)!!!!!!! Mas, a meu ver, há uma incoerência nas informações: se o REGALECO nunca foi visto, antes de 2001, como serviu de inspiração para para criar o mítico POKÉMON GYARADOS?...
    “Contudo, nem sempre o Regaleco foi um peixe conhecido. Até meados de 2001 não existiam registros desse animal vivo em qualquer parte do mundo, o que aumentava ainda mais as associações do peixe com um suposto monstro marinho.”
    “O animal foi pego de inspiração para criar o mítico Pokémon Gyarados, para quem é fã veja abaixo uma comparação entre o animal real e sua criação para a televisão.”
    Mas, “POKÉMON é uma franquia de mídia que pertence a The Pokémon Company, tendo sido criada por Satoshi Tajiri em 1995.”. Mesmo que o POKÉMON GYARADOS, tenha sido criado após 2001, já li que “Gyarados é uma grande serpente do mar (tipo água / Flying, por isso não é um dragão) Pokémon mais semelhante em aparência a aqueles vistos na mitologia chinesa . O conceito de Magikarp evoluindo para Gyarados baseia-se na antiga tradição chinesa de que a CARPA evoluiria para um dragão, depois de nadar rio acima.”
    Corrijam-me, se eu estiver enganada, por favor! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certa Uilmara. Mas a inspiração acho que foi mais pela crença popular, onde tem uma pintura do animal. Ou seja, provavelmente a Lenda que eu origem ao Pokémon no desenho, como na pintura mostrada antes. Parece que cientificamente ele só foi descoberto em 2001, mas a lenda já existia a muito tempo.

      Agradecemos muito pelo comentário,

      Um grande abraço, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Olá NinTudo, já estamaos seguindo.

    Um grande abraço, equipe BioOrbis.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.