As magníficas arraias-negras

Cores únicas desses incríveis peixes exuberantes, mas a beleza rara de qualquer animal faz com que infelizmente ele fique amaçado pela ambição humana.


 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/05/a-arraia-negra.html
Potamotrygon leopoldi. Fonte da imagem: Pinterest.

VAMOS DESCOBRIR...

Conhecida como Arraia-Xingu ou arraia negra (Potamotrygon leopoldi), membros da família Potamotrygonidae, estes peixes cartilaginosos são endêmicos da bacia do Rio Xingu, no Brasil.




Medindo entre 40 e 50 centímetros, é um animal carnívoro que se alimenta que qualquer outro peixe que consiga engolir. Além da cor preta, o animal é caracterizado por bolinhas brancas ao redor do corpo.

Potamotrygon leopoldi
Fonte da imagem: Stingrayfram

Nos aquários são animais raros e caros, extremamente cobiçados no continente asiático onde sua reprodução em cativeiro já é comum e em escala, sua dificuldade de manutenção se deve ao tamanho que atingem e a velocidade que crescem, sempre precisando de mais alimentos e um excelente volume e qualidade de água.




Em cativeiro seu pH ideal fica em torno de 7 (neutro) e temperatura em torno de 28 a 30 graus. Infelizmente esse incrível e extraordinário animal se encontra ameaçado de extinção pela IUCN Red List, devido a perda de habitat e caça ilegal.


Potamotrygon leopoldi
Fonte da imagem: FishBase.

Como outras raias, estes animais têm o corpo achatado dorsiventralmente e, por consequência, as fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça.




Vivem normalmente no fundo do mar (demersais), embora algumas, como a jamanta, vivam em uma região conhecida como pelágica.

Referências

E VENHA NOS SEGUIR NAS NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES (CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS):

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/ARSoQB

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/A_jjz

2 comentários:

  1. Uilmara Machado de Melo Gonçalves16 de maio de 2017 15:20

    LINDA E CHIQUE!!!! Pena é saber disto: "Infelizmente esse incrível e extraordinário animal se encontra ameaçado de extinção pela IUCN Red List, devido a perda de habitat e caça ilegal.".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extraordinárias não é mesmo Uilmara? Realmente é triste saber o estado de conservação desse raro e frágil animal. Devido a caça e a perda de seu habitat, provavelmente pode ser extinta em breve.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir