DESCUBRA A INCRÍVEL LAGARTA QUE SE "TRANSFORMA" EM UMA COBRA!

Bom, se você tem medo de cobras e insetos, então é melhor correr, pois essa nossa amiga aqui é o dois em um só.

A lagarta-cobra. Fonte da imagem: flickr/Foto: Andreas Kay/This is a human-readable summary of (and not a substitute for) the license. Disclaimer. Sistema CNA/Senar

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Bom na verdade ela se transforma para uma aparência parecida com uma cobra, e isso é chamado de mimetismo.

AS LAGARTAS QUE SE "TRANSFORMAM" EM COBRAS


As mariposas da espécie Hemeroplanes triptolemus, pertencente a família Sphingidae. Durante a sua fase larval, tem uma característica peculiar: o animal tem a aparência que lembra uma cobra, até com olhos semelhantes.  Essas larvas se alimentam de uma planta chamada de Mesechites trifida (na Figura da entrada da postagem mostra ela em cima da planta), ate passar pela metamorfose.

A característica da lagarta-cobra serve para que elas espantem possíveis predadores. O mimetismo é resultado da capacidade da lagarta de expandir seus segmentos corporais anteriores quando se sente ameaçada, o que lhe da aparência do réptil.

A mariposa da lagarta-cobra (Hemeroplanes triptolemus).Fonte da imagem: Wikipedia/Didier Descouens/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.

Quando viram mariposas, vivem entre 10 e 30 dias. Elas utilizam uma estrutura para se alimentarem do néctar das plantas. As fêmeas da espécie depositam os ovos nas folhas das árvores, com um tempo para eclodirem de 3 a 21 dias.

Tendo pelo menos 2 gerações por ano, com voos a pico de janeiro a fevereiro e novamente de junho para julho. Estas mariposas é comum na Costa Rica, Belize, México e Guatemala, e provavelmente voa da América Central até à Colômbia, Equador, Bolívia, Argentina, Venezuela e Guiana.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS CIENTÍFICAS DA LAGARTA-COBRA


Essa espécie, Hemeroplanes triptolemus, pertence a subfamília Macroglossinae (Harris, 1839).

São facilmente confundidas com as espécies Hemeroplanes ornatus, que não tem registro para o Cerrado até o momento. A H. triptolemos apresenta a mancha discal em forma de chifre, mais comprida e estreita do que em H. ornatus. As faixas de cor amarela ocupam toda largura do segmento abdominal, formando um anel na sua face superior, enquanto em H. ornatus, elas se restringem apenas ao centro dos segmentos

8 comentários:

  1. O que será que desencadeia as evoluções no corpo dos seres vivos pra faze-los ficar parecidos com outros? Digo, como uma informação visual vai parar nos genes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá forsadetartaruga,

      Tocou em um ponto importante. Ai entra a questão do fenótipo, o meio externo atuando no genótipo, que são os genes. Mas claro que isso leva centenas, se não milhares de anos para que evolução atue e chegue a esse ponto.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Eu não sei explicar como um genes de uma cobra fica com uma aparência no corpo de uma mariposas,mas é muito enteresante,apesar quê tenho pavor por cobras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é bastante complexo. Os ancestrais dessa mariposa devem ter associado com as cobras devido os seus predadores terem medo de cobras. É uma hipótese. Mas pode ter sido várias outras cosias. Não envolve somente um fator.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Moro no Rio de janeiro. Encontrei uma lagarta serpente na planta da minha mãe. Confesso que foi um pouco assustador. Ela ao se sentir ameaçada , realmente mostra características de uma serpente !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que interessante sua história. Agradecemos muito pelo seu comentário e por ter gostado da nossa postagem.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  4. Nossa, em um sítio aqui em tutoia ma,nordeste brasileiro apareceu uma,por isso estou vindo aqui para conhecer melhor, jamais rinha ouvido falar nisso, como ela.pode ter chegado aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sério mesmo que ela apareceu ai? Mande um foto pra gente neste e-mail:
      meiovidavida@gmail.com

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.