Linhagem Neandertal

Conjunto de fósseis encontrados na Espanha pertencem a um ramo extinto da família humana.

 http://www.bioorbis.org/2014/09/linhagem-neandertal.html
Homo neanderthalensis. Fonte da imagem: gizmodo.


VAMOS DESCOBRIR...

Em uma pequena caverna aninhada nas entranhas das montanhas Atapuerca, no norte da Espanha, encontra-se uma das descobertas paleontológicas mais extraordinárias de todos os tempos: um massivo conjunto de fósseis pertencentes a um membro extinto da família humana. O local é conhecido como Sima de los Huesos, o “poço de ossos”. Nele, cientistas encontraram pistas sobre a origem do homem de Neandertal.

GRANDES DESCOBERTAS

Pesquisadores vêm escavando o sítio há anos e já recuperaram mais de 6.500 ossos de pelo menos 28 indivíduos até o momento. A descoberta oferece uma rara oportunidade de estudar um grupo populacional pré-histórico, em vez de apenas um exemplar. Agora, uma nova análise de 17 crânios do sítio está fornecendo novos insights.

 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/09/linhagem-neandertal.html
Crânio do sítio paleontológico de Sima de los Huesos, na Espanha, mostra características neandertais precoces. Fonte da imagem: uol.

Em um artigo divulgado na publicação científica Science, Juan Luis Arsuaga, do Centro Misto UCM-ISII de Evolução e Comportamento Humanos, em Madri, e colaboradores relatam que os fósseis mostram que os neandertais tinham profundas raízes evolutivas; e que seus traços distintos evoluíram aos poucos e não como um conjunto, de uma só vez.

Os crânios de Sima datam do Pleistoceno Médio, há cerca de 430 mil anos, um período pouco compreendido da evolução humana, e exibem algumas características marcantes de neandertal, como o centro projetado da face, além de uma série de particularidades nos dentes e maxilares.

Eles são os fósseis mais antigos a revelar essas afinidades com nossos primos neandertais, embora não tenham seu clássico “chignon” (coque, em francês), um osso que se projeta pronunciadamente na parte posterior do crânio, e outros aspectos da caixa craniana neandertal.


E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, ONDE TODAS NOSSAS POSTAGENS ESTÃO EM CATEGORIAS, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/Ut3sQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário