DESCUBRA AS 10 PLANTAS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO!

Se você acha que plantas são em geral sem graça, está muito enganado. Aqui nesta postagem você vai ver as mais incríveis do mundo.

VAMOS DESCOBRIR...

Da planta capaz de ressuscitar, à planta que cresce mais de 1 metro por dia, conheça aqui algumas das espécies mais incríveis da flora ao redor do mundo.

1 - A planta mais resistente do mundo


Imagem de Robert Klaus por Pixabay 

Ela pode não ser nem de perto a planta mais bonita do mundo, mas a Welwitschia mirabilis é certamente a mais resistente.  Comum na Namibe (Angola), essa planta ao invés de ganhar altura deixa seu caule engrossar. Com vida útil de 400 a 1,5 mil anos, ela pode sobreviver até incríveis cinco anos sem chuva.

2 - A Vênus carnívora


Imagem de Monika por Pixabay 

A Dionaea muscipula é conhecida como a “Vênus carnívora”. Ela é a mais famosa entre as plantas carnívoras e você provavelmente já a viu em algum desenho animado por aí. Ela come pequenos insetos, desde formigas até aracnídeos e sua armadilha é bastante veloz, fechando em menos de um segundo.

3 - A flor mais larga do mundo


LukeTriton, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A Rafflesia arnoldii é a flor mais larga do mundo, além de ser uma das mais exóticas e raras. Ela pode ter um metro de diâmetro e pesar de 6 a 11 Kg. Apesar de parecer linda, você não vai querê-la em seu jardim. Ela exala um odor fétido semelhante ao de carne podre. Por isso, recebe o apelido de “planta cadáver” na Indonésia, seu país de origem.

4 - A planta da vergonha


Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay 

A Mimosa pudica é conhecida como a “planta da vergonha”, porque ela parece tímida. Quando suas folhas são tocadas, elas se dobram para dentro, e voltam a abrir-se alguns minutos depois. A espécie é nativa do Brasil e pode ser encontrada em toda a América do Sul e Central.

5 - A planta da ressurreição


Fonte da imagem: Wikipedia/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

A rosa-de-jericó (Selaginella lepidophylla) é uma das plantas mais fantásticas do mundo. Ela habita no deserto da Chihuahua e pode ficar centenas de anos esperando por uma boa chuva. Assim que é exposta à umidade, ela “renasce” e se desenrola. As gotas que caem da chuva espalham seus esporos para a reprodução.

6 – A maior carnívora do mundo



Fique tranquilo, a maior planta carnívora do mundo não é capaz de meter medo em nenhum humano. A Nephentes rajah chega a meio metro de altura e devora moscas com bastante apetite. Essas plantas vivem nas úmidas florestas da ilha de Bornéu, na Ásia.

7 – A maior árvore do mundo


Imagem de PDPhotos por Pixabay 

As sequoia-gigantes são as maiores árvore do planeta. Uma delas, conhecida pelo apelido de General Sherman, está registrada no livro dos recordes como a de maior volume. Ela foi encontrada na Califórnia, nos Estados Unidos, medindo 82,6 metros de altura, 1.814 toneladas e 25,9 metros de diâmetro. Sua idade estimada é de 2.100 anos. Para se ter ideia do seu volume absurdo, com sua madeira, seria possível produzir cerca de 5 bilhões de fósforos.

8 – A árvore sangue-de-dragão


Imagem de Thomas Astleitner por Pixabay 

Em português, esta árvore é conhecida como “dragoeiro”, mas seu nome em inglês é bem mais divertido: Dragon's Blood Tree (Árvore de Sangue de Dragão). Assim como o nome, sua aparência também parece ter saído de um filme de ficção na era medieval. Seu nome se deve à cor da sua seiva, que depois de oxidada por exposição ao ar, forma uma substância de cor avermelhada, comercializada na Europa com o nome de sangue-de-dragão.

9 - A planta que cresce mais rápido


Imagem de Hans por Pixabay 

Se você quer plantar algo que cresce bem rápido, tente essa espécie de bambu chamada Phyllostachys edulis. Ela pode crescer até 1,12 metros em um único dia. O segredo do crescimento do bambu é que ele não cresce apenas nas pontas, como a maioria dos vegetais. O bambu estica entre um gomo e outro, acelerando seu processo de crescimento.

10 - A árvore mais larga


Imagem de Carlos Aguilar por Pixabay

O Cipreste-mexicano conhecido como Árvore de Santa Maria Del Tule, localizada em Oaxaca, no México, é a planta mais gordinha do planeta. Seu tronco tem 58 metros de circunferência e 14 metros de diâmetro. Com altura de 42 m, o seu volume fica em torno de 817 m3 e o peso em 636 toneladas.

Leia mais em nosso blog:

11 comentários:

  1. A Welwitschia mirabilis não fica na Namíbia (país), mas sim no deserto do Namibe (distrito de angola)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos pela correção,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. A CORREÇÃO NÃO PROCEDE!!! Vejam: "Uma das principais curiosidades do Deserto do Namibe, no sul de Angola E norte da Namíbia, é a ocorrência de uma estranha planta chamada Welwitschia mirabilis.". /// "A espécie só vive no deserto na Namíbia e no sul de Angola, em uma faixa a algumas dezenas de quilômetros da costa.". /// O Deserto do Namibe "localiza-se do sul de Angola ao norte da África do Sul", portanto pega toda a extensão da costa do Oceano Atlântico que fica na Namíbia. Adorei a história desta planta, por isso pesquisei! Abraço.

      Excluir
  2. Eu tenho algumas Vênus Carnívoras heheh. Adorei a matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio. Que bom que gostou da postagem. Realmente as carnívoras são incríveis, também adoro elas.

      Abraços, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  3. Ola gente, gosto dessas maravilhas que a natureza nos da.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,

      Nos que agradecemos por ter gostado de nossa postagem e por ter comentado.

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  4. Obrigado vc por nos oferece esses conhecimentos extraordinario ,valeu abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PCC2020a2021,

      Nos que agradecemos por ter gostado de nossa postagem e por ter comentado.

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  5. A CORREÇÃO do ANÔNIMO NÃO PROCEDE!!! Vejam lá a minha explicação! Adorei a história desta planta, por isso pesquisei sobre ela, também!
    Seu nome é uma referência a Frederich Welwitsch, o primeiro naturalista um austríaco(botânico austríaco que a descobriu em 1859), que esteve em Angola (hoje é o sul de Angola) a serviço do governo português, a perceber a existência desta planta tão peculiar. Frederich Welwitsch solicitou que esta fosse chamada tumboa, para manter o nome local; mas o diretor do Jardim Botânico Kew, de Londres, decidiu homenagear o descobridor. Welwitsch acabou nomeando o gênero, a família e a ordem; já o nome da espécie mirabilis veio do latim e significa maravilhosa. Charles Darwin referiu-se a ela como sendo o “ornitorrinco do reino vegetal”, referindo-se ao mamífero semiaquático que põe ovos, outro candidato à aberração natural. Amigo de Darwin e responsável pela descrição da planta e por homenagear o austríaco Frederico Welwitsch, Joseph Dalton Hooker dizia que a planta era a mais extraordinária que ele havia conhecido, mas também a mais feia!
    Em línguas regionais é chamada de n'tumbo, onyanga (cebola/cebola do deserto) e tweeblaarkanniedood (duas folhas que não podem morrer). Parece uma planta com tentáculos e isso lhe rendeu o nome de “polvo do deserto”. Mas tudo não passa de ilusão: as folhas originais continuam sendo apenas duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível Uilmara. Obrigado pela história maravilhosa sobre essa planta extraordinária.

      Um grande abraço.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.