DESCUBRA 8 MISTÉRIOS E CURIOSIDADES SOBRE O SISTEMA SOLAR

Todos nós sabemos alguns fatos sobre o Sistema Solar. Ele tem 8 planetas (ou 9, depende da sua relação com Plutão), alguns dos planetas tem satélites naturais, como a Terra, e provavelmente você sabe até a ordem de distância do Sol, com nosso planeta em terceiro.

Imagem de Philipp por Pixabay


VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Mas as curiosidades que você verá nessa lista, a maioria das pessoas não conhece. Confira aqui 8 fatos interessantes sobre o Sistema Solar.

1 - Saturno não é o único planeta com anéis


Saturno é famoso pelos seus belos anéis, constituídos por rochas, gelo e outras partículas. Mas na verdade todos os planetas maiores do Sistema Solar também possuem anéis.

Em Júpiter e Netuno, esses anéis não podem ser vistos a partir do nosso planeta. Urano tem 9 anéis brilhantes ao seu redor, também dificilmente vistos pela distância do nosso planeta.

2 – A Terra não é o único “planeta terrestre”


São considerados planetas terrestres aqueles formados principalmente por rochas e metais, com uma superfície sólida e sem a presença de anéis.

Os 4 planetas mais próximos do Sol se encaixam nessa categoria: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

3 – Mercúrio não é o planeta mais quente


Apesar de estar mais próximo do Sol, Mercúrio não é o planeta mais quente do Sistema Solar. Esse título pertence a Vênus, que possui uma atmosfera densa o suficiente para reter o calor do Sol melhor do que Mercúrio. A temperatura da atmosfera de Vênus chega a incríveis 460°C, contra 420°C de Mercúrio.

4 – Gigantes de gás e gelo


Se os quatro primeiros são considerados planetas terrestres, os dois próximos são chamados de “gigantes de gás”. Júpiter e Saturno são compostos em grande parte por hidrogênio, hélio e metano, com um pequeno núcleo rochoso no seu interior.

Urano e Netuno são também planetas gasosos, mas colocados muitas vezes em uma categoria separada chamada “Gigantes de gelo”. São os planetas mais frios do sistema e possuem maior concentração de substâncias voláteis em relação a Júpiter e Saturno.

5 – Vênus é o planeta “do contra”


Todos os planetas fazem o seu movimento de translação no sentido anti-horário. Quase todos fazem o movimento de rotação no mesmo sentido, exceto por Vênus, que por algum motivo decidiu girar no sentido contrário, em uma rotação “retrógrada”.

Isso significa que em Vênus o Sol nasce no Oeste e se põe no Leste, ao contrário do que acontece na Terra. Apesar de haverem algumas teorias para explicar o fato, a verdade é que até hoje o motivo de Vênus ter um movimento retrógrado é desconhecido.

Outra curiosidade sobre Vênus é que seu movimento de rotação é extremamente lento. Vênus demora mais tempo para dar uma volta em torno de si mesmo (243 dias terrestres) do que em volta do Sol (224 dias terrestres). Isso significa que o dia é mais longo que o ano por lá.

6 – Os cinco planetas anões


Existem cinco planetas anões no nosso Sistema Solar. Planetas anões são grandes corpos que não limparam sua órbita o suficiente para serem considerados planetas, mas ao mesmo tempo não são considerados satélites naturais, como a Lua. 


Um desses planetas você conhece: Plutão. Os outros são Ceres, Eris, Haumea e Makemake.


7 - Júpiter, nosso protetor


Júpiter é conhecido por ser o maior planeta do nosso Sistema Solar, e é exatamente essa característica que o torna tão importante para nós. 

Com sua força e tamanho, Júpiter serve como uma barreira poderosa que protege a Terra de lixo espacial. Júpiter é capaz de puxar objetos perigosos na sua órbita antes que eles cheguem até nós.

8 – Plutão é menor do que você imagina


Dependendo da sua idade, é possível que você tenha aprendido na escola que Plutão é um dos 9 planetas do Sistema Solar. O debate sobre o status de Plutão é bem antigo, mas desde 2006 ele não é mais considerado um planeta pela comunidade científica.

A verdade é que Plutão é realmente muito pequeno. Sua massa e seu tamanho já foram recalculados diversas vezes, mas cálculos mais recentes apontam que Plutão tenha apenas 0,24% da massa da Terra. Isso significa que ele tem massa menor que os satélites naturais Ganimedes, Titã, Calisto, Io, a Lua, Europa e Tritão.

Referência
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina Motta; FAIRCHILD, Thomas Rich; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. Oficina de textos. USP – Universidade de São Paulo, 2003.

2 comentários:

  1. Conforme o que vejo e sinto em poucas linhas expresso-me,por sentir o desejo
    de saber mais sobre os encantos desse nosso lindo universo,observado por tantos
    eu nem sei por onde começo,as emoções que sinto garanto,de mais saber
    interesso-me,faço questão de me envolver e ao mesmo tempo descrever,deixando
    descrito o que converso referindo-me as belezas que avisto na imensidão do Céu
    contidas nesse universo!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oconquistador,

      Ficamos felizes por ter gostado de nossa postagem e que seu conhecimento foi aumentado por ter lido. Realmente o universo é incrível e misterioso.

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.