DESCUBRA AS 10 FLORES MAIS CHEIROSAS DO MUNDO E 1 EXTRA

Ah, a primavera! Flores são uma das coisas mais lindas que a natureza nos oferece e com a primavera elas florescem e decoram seja onde for que estiverem. 


VAMOS DESCOBRIR...

Além de lindas, muitas delas soltam também fragrâncias muito agradáveis para atrair polinizadores como as abelhas.

Na verdade, nem todas as flores possuem um cheiro agradável. Muitas produzem um odor que certamente te manteria bem longe delas. Mas nesta lista você vai conhecer algumas das flores mais cheirosas do mundo, e vai querer ter todas em seu quintal. Venha Descobrir!

PLUMERIA (Plumeria)



Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Sivaraj/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.


Plumeria é um arbusto tropical que dá flor entre julho e outubro. Nativo da América do Sul, se adapta muito bem ao Brasil. As flores com centro amarelo tem um perfume que lembra o cheiro de frangipane, um doce feito de amêndoa e creme pasteleiro. 

Não à toa, ela também é conhecida, principalmente no idioma inglês, pelo nome de frangipani. Ela pode florescer nas cores branco, rosa, amarelo, branco ou vermelha. Lindas e cheirosas.


MARAVILHA (Mirabilis jalapa)


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: asitkghosh@yahoo.com Thaumaturgist/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

Seu nome científico é Mirabilis jalapa. Mirabilis, no latim, significa Maravilha, nome pelo qual é conhecida popularmente. Ela pode se apresentar nas cores vermelha, rosa, amarela e branca.

Apesar de ser comum encontrar uma mesma espécie de flor em cores diferentes, a Maravilha é especial, pois nela diferentes cores podem aparecer em uma mesma planta.

Além disso, uma flor na cor branca, por exemplo, pode mudar de cor para violeta. Flores amarelas podem mudar para rosa escuro. Isso sem contar, é claro, que ela é muito cheirosa.

ALISSO-DOCE (Lobularia marítima)


Fonte da imagem: Wikipedia/Photo prise à Salses (France) en avril 2005 © Jean Tosti/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.


Alisso-doce é uma planta de muitos nomes, também conhecida como flor-de-mel, tomelos, açafate-de-prata e escudinha. Ela atinge entre 10 e 30 cm de altura e desenvolve numerosas e pequeninas flores brancas – raramente rosa ou lavanda – que cobrem a planta toda. 

Essas flores exalam uma fragrância doce ao longo de todo o ano, desde que não sofram com geadas de inverno.

JASMIM (Jasminum)

Fonte da imagem: Wikipedia/Original uploader was Monocromatico at pt.wikipedia/Released under the GNU Free Documentation License/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

Jasmim é uma flor facilmente encontrada em diversas regiões tropicais ao redor do mundo. Elas são geralmente encontradas na cor branca, mas também existem tonalidades de amarelo e rosa.

Seu aroma é adocicado e perfeito para ser usado em cosméticos e na perfumaria. A jasmim também é usada em cerimônias como casamentos e em aromaterapia.

ERVILHA-DE-CHEIRO (Lathyrus odoratus)


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Epibase/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

As flores da ervilha-de-cheiro são vistosas, perfumadas e podem ser de cores variadas, como azul, branco, laranja, amarelo, rosa e vermelho.

Ela tem esse nome porque, após a polinização, formam-se vagens curtas, com sementes semelhantes a ervilhas. Mas cuidado, essas ervilhas são venenosas.

A altura da ervilha-de-cheiro não ultrapassa dois metros. Ela costuma florescer na primavera e no verão e seus ramos também podem ser usados para criar um belo e cheiroso buquê.

 

GLICÍNIA (Wisteria)


Fonte da imagem: Wikipedia/ Autor: Koyaanis Qatsi at English Wikipedia/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

Glicínia é o nome popular da planta wisteria. É uma planta do tipo trepadeira, utilizada para fins ornamentais, que se reproduz muito facilmente. Ela é facilmente encontrada nos Estados Unidos, Coréia, Japão e China, nas cores roxo, rosa e branco.

Durante seu tempo de floração, na primavera, produzem um cheiro bastante agradável, mas nem todas as espécies produzem esse odor.

GARDENIA (Gardenia jasminoides)


Fonte da imagem: Wikipedia/ Autor: KENPEI/GFDL,Creative Commons Attribution ShareAlike 2.1 Japan License/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

A gardenia é uma flor muito cheirosa nativa da região tropical do sul da Ásia, Austrália e África. Seu nome foi dado em homenagem ao botânico escocês Alexander Garden.

Por juntar beleza e uma ótimo fragrância, ela é comumente usada em cerimônias e festas de casamento.

LÍRIO-DO-VALE (Convallaria majalis)


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Ivar Leidus/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

O Lírio-do-vale é uma espécie de erva nativa da Europa da família das Convalariáceas. Também é conhecido por diversos outros nomes: círio-de-nossa-senhora, convalária, flor-de-maio, lírio-convale, mugué, muguet, muguete e muguete-do-vale.

É uma planta venenosa, mas cultivada como ornamental por sua beleza e seu cheiro. Ela é tão cheirosa que é normalmente usada para criar perfumes. Normalmente aparecem apenas na cor branca, mas às vezes a cor amarelo também é presente.

ROSA (Rosa galica)


Imagem de Peggychoucair por Pixabay

A rosa é a uma das flores mais populares do mundo e talvez a mais popular entre as que exalam um odor agradável. 

Existem mais de 100 tipos diferentes de rosas e elas podem ser encontradas em diversas cores, mas as mais fáceis de se ver são vermelha, rosa, branca e amarela.


DAMA-DA-NOITE (Cestrum nocturnum)


Fonte da imagem: Wikipedia/Autor: Asit K. Ghosh Thaumaturgist/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license

A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores. Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas. Seu porte é médio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos.

As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.

Não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas.

MANACÁ-DE-JARDIM (Brunfelsia uniflora)


Imagem de Elle Mognet por Pixabay

O manacá-de-jardim ou manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora) é uma árvore da família Solanaceae com origem na Mata Atlântica, no Brasil. É uma árvore de folhas pequenas e permanentes, de crescimento de velocidade média e que pode atingir cerca de 3 metros de altura, com 2 metros de diâmetro da copa arredondada. 


A floração decorre entre setembro a março e produz flores inicialmente lilases que vão, ao longo do tempo, embranquecendo. A frutificação é do tipo cápsula.

Esta espécie é muito utilizada como ornamento, pela sua beleza e perfume. Durante todo o ano é possível ver na sua proximidade a borboleta-do-manacá, que deposita os ovos apenas nas folhas dessa planta, que é o único alimento de suas larvas. A lagarta peculiar, preta com listras amarelas, é adaptada resistir às toxinas desta planta.

As folhas, raiz e frutos do manacá-de-jardim possuem propriedades medicinais mas, em grandes quantidades são tóxicos para animais domésticos e o homem, podendo causar vômito, diarreia, tremores, falta de coordenação, tosse e letargia por vários dias.

Referências 
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.
LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia. Volume único. Editora Saraiva, 2006.

18 comentários:

  1. muito interessante a pesquisa irei reproduzir algumas delas em metal nobre, as colocarei na internete, ficará algo muito original por serem as mais cheirosas e muito belas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário antonio. São realmente plantas incríveis. Quando postar, coloque o link aqui para vermos.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Perfeito!as rosas são as minhas preferidas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Faltou nesta lista a popular dama da noite que enche de perfume toda área ao redor onde ela está tem um cheiro muito gostoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabamos de incluí-la a pedido seu =D

      Realmente estava faltando ela. Agradecemos muito pelo comentário e sugestão.

      Grande abraço da Equipe BioOrbis

      Excluir
  5. Gostei muito de conhecer as flores mais perfumadas amei a gardenia jasmim e dama da noite todas lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. É bom saber que o pessoal está gostando. Realmente elas são Magníficas e super cheirosas.

      Um grande abraço, Equipe BioOrbis.

      Excluir
  6. Parabéns, gostei muito, lindas e perfumadas flores mas na minha opinião faltou manacá de jardim (manacá de cheiro) tem um perfume muito intenso e cheiroso além de ser linda tbm. Amooo flores e quando é perfumada melhor ainda!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Juli,

      Que bom que gostou e ficamos muito felizes por isso.

      E já que citou mais uma espécie vamos coloca-la agora mesmo. Pois quem manda é vocês. Sempre ajudando assim vamos crescendo cada vez mais.

      Um grande abraço:

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  7. Lírios tbm tem um aroma muito agradável.....!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Acabei de encontrar uma florzinha muito cheirosa e fiquei muito curiosa! Ainda bem que encontrei aqui! Dama da noite❤️ Conhecia o nome, mas imaginava que fosse outra. O cheiro é muito forte e muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Nós que agradecemos pelo comentário e que nossas informações te ajudou bastante.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  10. muinto bom o artigo nos meus 70 já cheirei tudo que encontrei e ainda hoje faço perfume com inveja das flores e querendo imita-las mas existe varias outras mais cheirosa como condurú. magnolia mufumbo, unha-de gato e outras cujo perfume da flor fica é na casca ! peguei ate o apelido de cheirador mas não sou flor que se cheire em? e vou continuar cheirando só não quero sentir é a catinga dos perfume da boticário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Soares,

      Que bacana você fazer perfumes. Realmente a fragrância das flores é uma maravilha da natureza, que supera muitos perfumes caros por ai. Não é a toa que muitos deles são feitos dessas flores incríveis.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  11. Glicínias só me recorda de Kimetsu no Yaiba.

    ResponderExcluir
  12. Faltou a Angélica!!! É linda e muito cheirosa.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.