PEQUENO E INVOCADO: O TAMANDUÁ-MIRIM

O tamanduá-do-sul, tamanduá-de-colarinho ou tamanduá-mirim é uma espécie de tamanduá das regiões sul-americanas.

Imagem de Simon Marlow por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

PEQUENO MAS INVOCADO, O TAMANDUÁ-MIRIM


É um animal solitário, e encontrado em muitos habitats como florestas e savanas. Ele se alimenta de formigas, cupim e abelhas. Suas garras dianteiras são muito fortes e são usadas para abrir o ninho dos insetos ou se defender de seus inimigos. O Tamandua tetradactyla é considerado pouco preocupante pela IUCN.

ONDE ESSES PEQUENOS ANIMAIS VIVEM?


O tamanduá mirim, cujo nome cientifico é Tamandua tetradactyla, é encontrado no sul da América, da Venezuela e Trindade e Tobago até o norte da Argentina, sul do Brasil e Uruguai, em locais de elevação até 2000 m.

O Tamanduá-mirim vive em florestas úmidas e secas, incluindo florestas tropicais, savanas e regiões espinheiras. É mais comum encontrá-los em habitats próximos a rios e riachos.

MORFOLOGIA DO TAMANDUÁ-MIRIM


Sua cabeça tem um formato afinalado, bem como sua boca que é longa e com formato tubular, com uma abertura semelhante ao diâmetro de uma caneta. Ele tem quatro garras nas patas dianteiras e cinco garras nas patas traseiras. Na parte de baixo do seu corpo e de sua cauda não há pelos.

Eles se comunicam com os outros quando ameaçados ou irritados, por assovios e liberando um desagradável cheiro pela glândula anal.

AS ESTRATÉGIAS DE DEFESA DO TAMANDUÁ-MIRIM


Eles usam suas poderosas garras dianteiras como forma de defesa pessoal. Se ele é ameaçado em uma árvore, ele agarra algum galho com seus pés e rabo, deixando seus braços livres para o combate.

Se ele é atacado no chão, ele se escora em pedras ou árvores, fica em pé e agarra o oponente com as mãos.

REPRODUÇÃO DOS TAMANDUÁS-MIRIM


As fêmeas do tamanduá-mirim têm mais do que um ciclo fértil durante o ano. O acasalamento geralmente acontece no outono. A gestação dura de 130 a 150 dias e um novo tamanduazinho nasce na primavera. 

Quando nasce, o pequeno tamanduá não parece com seus pais. Seu couro Vaira do branco para o preto. Ele é carregado nas costas da mãe por um período de tempo indeterminado. A mãe somente deixa o bebê descer quando sentir que ele está seguro para isso.

COMPORTAMENTO E HÁBITOS DOS TAMANDUÁS-MIRIM


É um animal noturno, mas algumas vezes aparece e age durante o dia. Eles ficam perto dos ninhos durante o dia para evitar que outros animais ataquem.

DO QUE OS TAMANDUÁS-MIRIM SE ALIMENTAM?


Os tamanduás-mirim comem formigas e cupins que são localizados pelo seu odor. O focinho comprido do tamanduá, além de servir para ele conseguir alcançar seu alimento nos mais profundos buracos, também serve para ele farejar seu alimento. Eles também gostam de mel e das próprias abelhas.

ALGUNS FATOS CURIOSOS SOBRE O TAMANDUÁ MIRIM


- O tamanduá tem ótima audição, mas tem pobre visão;
- Os tamanduás são usados pelos índios como inseticidas vivos. Eles soltam os tamanduás pela casa para se livrarem de formigas e cupins;
- Tamanduás não têm dentes;
- Eles podem viver por cerca de 20 anos.


Referência
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA, 2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599.
Sites: COMPORTAMENTO DE TAMANDUÁ MIRIM.

Leia também:

Um comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.