Conheçam os nudibrânquios

Não, eles não são alienígenas. Mas são os animais mais coloridos do oceano. Pequenos e coloridos que encantam nossos olhos por seu visual exótico.


 https://bio-orbis.blogspot.com/2014/12/conhecam-os-nudibranquios_23.html

VAMOS DESCOBRIR...


Com cores espetaculares e padrões incomuns, os nudibrânquios são alguns dos animais mais fascinantes do fundo do mar


Tamanho real dos incríveis Nudibrânquios.Fonte da imagem: Obvious.

O estranho nome vem de uma característica visível, comum a quase todas as 3 mil espécies existentes: as brânquias expostas.

Fonte da imagem: desenvolturasedesacatos.

O órgão respiratório destas pequenas lesmas – em geral, os nudibrânquios medem milímetros ou, no máximo, alguns poucos centímetros de comprimento – fica na parte externa do corpo e se assemelha a um ramalhete. 

Fonte da imagem: desenvolturasedesacatos.

Tais filamentos podem também recobrir o animal todo (veja nas fotos), mas não devem ser confundidos com os rinóforos, como é chamada outra adaptação evolutiva das lesmas-do-mar (trata-se de um sensível par de tentáculos quimiorreceptores, geralmente localizados na cabeça).


Fonte da imagem: Curiosidades Científicas.

As cores vibrantes são associadas a substâncias tóxicas e ajudam a afastar predadores. Os animais que ainda assim ousam atacar nudibrânquios – como caranguejos e lagostas – podem acabar surpreendidos por uma mistura de ácido sulfúrico e clorídrico. 

Fonte da imagem: desenvolturasedesacatos.

A perigosa combinação é expelida através da pele apenas por algumas espécies, entre elas a Berthella californica.


Fonte da imagem: Curiosidades Científicas.

Outras, porém, são mais engenhosas. Ao se alimentar de cnidários, como as anêmonas, elas retêm as suas células urticantes (as que causam ardência) e as utilizam para se defender. A dieta destes minúsculos carnívoros inclui ainda corais, esponjas, cracas e até mesmo outros nudibrânquios.


Fonte da imagem: Curiosidades Científicas.

A maioria das lesmas-do-mar, assim como as terrestres, é hermafrodita. Ou seja, os nudibrânquios possuem um sistema reprodutivo tanto feminino quanto masculino. Incapazes de se autofecundar, eles formam pares e trocam espermatozoides – usados em seguida para fecundar, cada qual, os seus próprios óvulos.


Fonte da imagem: desenvolturasedesacatos.

Veja um vídeo do canal Bartovideosub, uma demonstração desses incríveis animais em seu habitat natural:


Fonte: National Geographic Brasil

PRA FINALIZAR SIGA NOSSAS COLEÇÕES INCRÍVEIS NO GOOGLE +, ONDE VOCÊ PODE SEGUIR NOSSAS POSTAGENS POR CATEGORIAS SEPARADAS (CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO): 

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/IPFrQB

Comentários

  1. essas lesminhas dão um show de beleza, pra mim o Criador caprichou nelas

    ResponderExcluir

Postar um comentário