OS ANCESTRAIS DOS ECORPIÕES

Uma nova espécie de escorpião encontrado fossilizado nas rochas de um quintal poderia transformar o conhecimento científico dessas criaturas pungentes sobre a sua cabeça.


Imagem de Steve Buissinne por Pixabay 

 VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

ESCORPIÕES PRÉ-HISTÓRICOS


Os fósseis sugerem que os escorpiões antigos se arrastaram para fora do mar e foram para a terra mais cedo do que se pensava, de acordo com o que os pesquisadores analisaram. De fato, alguns dos escorpiões mais antigos tinham o equipamento necessário para sair de seus habitats lacrimejantes e em terra, disseram os pesquisadores. Os fósseis datam de cerca de 430 a 433 milhões anos, o que os torna um pouco mais jovem do que os escorpiões mais antigos conhecidos, que viveram entre 433 milhões e 438 milhões de anos atrás.

As novas espécies "são realmente importantes, porque a combinação de suas características não aparecem em nenhum outro escorpião conhecido", disse o líder do estudo Janet Waddington, um curador assistente da paleontologia no Museu Real de Ontário em Toronto.

A nova espécie caiu nas mãos de Waddington quase por acaso. Curadores do museu frequentemente recebem chamadas sobre fósseis. Mas uma mulher que chamado sobre um "inseto" em sua parede do quintal pedra tinha algo muito emocionante em suas mãos.

"Quando ela me mostrou este fóssil, eu quase caí no chão, era tão incrível", disse Waddington.

O fóssil foi nenhum inseto, mas sim um escorpião, e uma nova espécie daquele. Ao longo dos anos, mais espécimes sendo revelados, na maior parte das pedras do pátio e pedreiras, e um de um fóssil erroneamente em um parque nacional em Bruce Peninsula do Canadá. Agora, Waddington e sua equipe tem 11 exemplos da nova espécie, que variam em tamanho de 1,1 polegadas (29 mm) para 6,5 polegadas (165 mm), veja na Figura 3.

O que fez o animal, apelidado Eramoscorpius brucensis, tão fascinante eram suas pernas.

ESCORPIÕES QUE ANDAVAM NA ÁGUA


Anteriormente, os fósseis mais antigos encontrados de escorpiões eram de rochas que foram originalmente depositados na água, levando os paleontólogos a crer que os animais evoluíram no fundo do mar, como caranguejos, e só mais tarde se tornaram-se marinheiros de água doce. Escorpiões antigos tinham pernas como caranguejos, com um tarso, ou segmento de pé, que foi maior do que o segmento que o precede. Este arranjo, disse Waddington, teria significado as criaturas andavam sobre seus "ponta dos pés", como os caranguejos fazem hoje.

Mas E. brucensis era diferente. Esta espécie tinha um segmento tarso que foi menor do que o segmento, antes disso, o que teria feito o possível para que o animal possa definir seu tarso plano contra o chão. Em outras palavras, este escorpião tinha pés.

"Eles poderiam ter andado em seus pés, o que é realmente importante, porque isso significava que eles poderiam ter apoiado o seu próprio peso", disse Waddington. Sem a necessidade de água para boia-los, os animais poderiam ter andado em terra.

Os fósseis mostram também que as pernas dos escorpiões foram solidamente ligados ao corpo, sem a "dobradiça" exagerada visto em escorpiões que teria necessitado de água para ficar em pé. O que é estranho, Waddington disse, é que todas as outras características destes escorpiões parecem ser aquáticos.


Eles são encontrados em rochas marinhas, e seus sistemas digestivos parecem exigir de água (em escorpiões da terra de hoje, a digestão começa do lado de fora de seus corpos, um processo que requer adaptações esses escorpiões antigas falta).

Waddington disse que ela e sua equipe suspeita que os fósseis que eles não são recolhidos os corpos de escorpiões mortos em tudo. Em vez disso, eles podem ser fazer a muda, deixando seus 
exoesqueletos para trás como quando os escorpiões crescem. Os escorpiões são incrivelmente vulneráveis durante a muda, Waddington disse, e em águas profundas, animais parecidos com peixes antigos teriam adorado um lanche escorpião impotente.

Os escorpiões que poderiam transportar-se para fora da água para a praia e para escapar de predadores teriam uma vantagem de sobrevivência. As rochas que abrigam os fósseis de escorpiões muitas vezes apresentam ondulações que teriam sido criadas quando o vento soprou filetes finos de água sobre a terra, o que sugere um habitat litoral lagoa.

O que isto significa é que as primeiras adaptações que os escorpiões desenvolvidos para a vida na terra poderiam ter aparecido muito mais cedo do que os pesquisadores pensavam.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
KARDONG, Kenneth V. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. Editora Roca LTDA, 2011. 10-3668. CDD: 596. CDU: 597/599.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.