Os Tiranossauros chineses

A China já é um lugar bem peculiar, agora até seus dinossauros, particularmente um Tiranossauro, também eram bem diferentes.

 https://bio-orbis.blogspot.com/2015/01/os-tiranossauros-chineses.html
Nesta reconstrução de um artista, mostra dois indivíduos da nova espécie descoberta, Qianzhousaurus sinensis, e um pequeno dinossauro emplumado chamado Nankangia. Crédito da imagem: Chuang Zhao.

VAMOS DESCOBRIR...

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de tiranossauro que possuía um longo papo amarelo, cientificamente chamado de Qianzhousaurus sinensis e apelidado carinhosamente de Pinocchio rex. Vocês entenderam o nome não é mesmo? Pois é Pinóquio, isso mesmo, mas por que será que deram esse apelido a ele? 

ONDE ELE VIVIA?

Essa espécie viveu na Ásia durante o Cretáceo, cerca de 66 milhões de anos atrás. Qianzhousaurus sinensis pertencia à mesma família do Tyrannosaurus rex - TyrannosauridaeEmbora o dinossauro viveu ao lado de outros tiranossauros, ele não teria tido concorrência direta com eles, já que provavelmente caçava presas diferente.


Qianzhousaurus sinensis, conhecido como o Pinóquio rexFonte da imagem: dinosaurpictures.

MORFOLOGIA E ANATOMIA

De acordo com os cientistas, Qianzhousaurus sinensis media cerca de 9 m do focinho à cauda, e tinha um crânio alongado, dentes longos em comparação com as mandíbulas mais potentes, mais profundas e dentes grossos do que um Tyrannosaurus convencional.

"Esta é uma raça diferente do tiranossauro", disse Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo da escola de Geociências, um co-autor do artigo publicado na revista Nature Communications.

"Ele tem o sorriso cheio de dentes afiados como o do Tyrannosaurus rex, mas seu focinho era muito mais longo e tinha uma fila de chifres em seu nariz. Ele poderia ter um olhar um pouco cômico, mas era tão mortal quanto qualquer outro tiranossauro, e talvez até um pouco mais rápido e mais furtivo. "

Crânio de Qianzhousaurus sinensis: topo - vista lateral, médio - dorsal vistainferior - vista ventral. Barra de escala - de 5 cm. Crédito da imagem: Junchang  et al.

Um crânio do fóssil completo de Qianzhousaurus sinensis foi desenterrado no local em Ganzhou, no sul da China, datado de 72 milhões de anos atrás.

"A nova descoberta é muito importante. Junto com Alioramus da Mongólia, isso mostra que os tiranossauridios de papo amarelo foram amplamente distribuídos na Ásia. Embora estamos apenas começando a aprender sobre eles, os tiranossauros de papo amarelo foram aparentemente um dos principais grupos de dinossauros predadores na Ásia ", disse o principal autor Prof Junchang do Instituto de Geologia, da Academia Chinesa de Ciências Geológicas, China.

Dois espécimes de Qianzhousaurus sinensis, a caça de um pequeno Nankangia. Fonte da imagem: dinosaurpictures.

Após a descoberta, os paleontólogos têm criado um novo ramo da família do tiranossauro para os espécimes com focinhos muito longos, e eles esperam descobrir mais dinossauros para serem adicionados a esse grupo. As escavações na Ásia continuam a identificar novas espécies.

Agora já sabe porque o apelidaram de Pinóquio, mas mesmo assim são incrível os tiranossauros chineses.

Referência: Sri-News.com.

E VENHAM SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO G+, ONDE CADA UMA DE NOSSAS POSTAGENS ESTÃO SEPARADAS EM CATEGORIAS. PARA SEGUIR BASTA CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB https://plus.google.com/collection/oV6cQB

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Roberto,

      Agradecemos pelo comentário e por ter gostado da matéria. Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Boa noite a todos do bioorbis adoro o trabalhos de vcs e bom ter algo interessante para ler o meu netinho e louco por dinossauros e aprendi a gostar com ele e muito interssante tras cultura e conhecimentos muito legal .Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elaine Maria,

      É com muito prazer ter você aqui como leitora de nosso site. E também ficamos muito felizes por nossas postagens esterem ajudando seu netinho a conhecer mais sobre os dinossauros. Esse é nosso objetivo. E fique ligada que muito mais vem por ai.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir