COMO É A VISÃO DOS INSETOS E COMO ELES PERCEBEM O MUNDO AO SEU REDOR?

Você já parou pra pensar como uma abelha vê as flores? Como é a visão dela? Te garanto que é bem diferente da nossa.

Imagem de Jens Heidler por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

A VISÃO EM CORES


A visão em cores está presente na maioria dos peixes, anfíbios, répteis e aves. Entre os mamíferos, porém, são poucos os que conseguem distinguir cores. A maioria dos mamíferos tem hábitos noturnos, para o que necessitam de muitos bastonetes na retina. Os primatas, a ordem de mamíferos a que pertencemos, têm uma excelente visão em cores e são uma exceção entre os mamíferos.

No homem, a capacidade de ver em cores depende da existência de três tipos de cones, sensíveis, respectivamente, a comprimentos de ondas equivalentes às luzes vermelhaazul verde.

O estímulo combinado dos diferentes tipos de cones produz as diferentes combinações de cores. Por exemplo, um comprimento de onda de luz que estimule apenas cones para vermelho é visto como vermelho, enquanto um comprimento de onda que excite cerca de 99% dos cones para vermelho, 40% dos cones para verde e nenhum dos cones para azul é visto como laranja. Um comprimento de onda que excite cerca de 25% dos cones para vermelho, 70% dos cones para verde e 25% dos cones para azul é visto como verde. Assim, dependendo da combinação de cones excitados e do grau de excitação de cada tipo, o cérebro distingue as diversas cores.

Cores através da luz


A maior parte dos objetos encontrados na natureza não são luminosos por si: esses objetos absorvem uma parte e refletem outra parte da luz que incide sobre eles. A cor de um objeto é determinada pela composição da luz por ele refletida.

Os objetos vermelhos absorvem todos os raios do espectro visível exceto os vermelhos, isto é, estes últimos são raios refletidos. Os objetos verdes absorvem o vermelho, o azul e o violeta, enquanto que os objetos amarelos absorvem uma estreita faixa do espectro visível que corresponde ao azul-violeta e refletem os raios verdes, amarelo e alaranjado.

A VISÃO DOS ANIMAIS ATRAVÉS DA LUZ REFLETIDA


Quando se diz que um animal distingue, por exemplo, o amarelo do verde, isso significa que o olho desse animal é excitado de modo diferente por essas radiações. Entretanto, não se sabe exatamente como isso ocorre.

A reação do animal à radiação eletromagnética de diferentes comprimentos de onda pode ser estudada de duas maneiras: pelo comportamento e pelas mudanças funcionais fisiológicas, bioquímicas ou histológicas que ocorrem no olho.

Em 1914 Frisch demonstrou que as abelhas possuem visão a cores mas sua capacidade de distinguir o amarelo do verde e do laranja só foi estabelecida em 1956, separadamente por K. Daumer e Georgii A. Mazokhin-Porshyakov.

A faixa de radiação eletromagnética perceptível dos insetos é deslocada com relação à dos seres humanos que é de 4.000 a 7.000. Em geral, os insetos são cegos para o vermelho, com exceção das borboletas, e o seu limite inferior da radiação eletromagnética perceptível é de 3.000.

OS OLHOS DOS INVERTEBRADOS


Olho composto


O olho composto está presente nos artrópodes, sendo bem desenvolvido nos crustáceos e insetos. Um olho composto é formado por milhares de detectores de luz chamados omatídios. Cada omatídio possui córnea e cristalino próprios.

Acredita-se que o olho composto forme uma imagem tipo mosaico, isto é, em que cada omatídio veja uma pequena porção da imagem total. O sistema nervoso do artrópode processa e compõe as imagens captadas por cada omatídio, de modo a produzir uma imagem final bem definida.

Apesar de a imagem produzida pelo olho composto não ser, provavelmente, tão nítida quanto a produzida pelo olho de um vertebrado, o olho composto é mais hábil em perceber movimentos. O olho humano, por exemplo, detecta lampejos de luz a frequências inferiores a cinquenta lampejos por segundo. Assim, uma lâmpada elétrica que emite luz com uma frequência de sessenta lampejos por segundo é vista por uma pessoa como se estivesse permanentemente acesa. O olho composto dos insetos detecta até trezentos lampejos por segundo. Uma mosca, portanto, vê na lâmpada acesa uma sucessão de lampejos luminosos.

Os insetos têm, ainda, uma excelente visão das cores e podem enxergar comprimentos de onda da luz ultravioleta, invisível ao olho humano (como mostrado no experimento no inicio do post).

Olho simples


Alguns artrópodes, como aranhas e insetos, possuem olhos simples, constituídos por uma única lente, secretada por células epidérmicas. Imediatamente abaixo das células epidérmicas se concentram inúmeras células fotorreceptoras, que captam a luz condensada pela lente.

OS OLHOS DOS CEFALÓPODES


Os olhos dos moluscos cefalópodes (polvos, lulas e sépias) são estruturalmente parecidos com os olhos dos vertebrados e únicos enter os invertebrados. Possuem um cristalino móvel, que pode ser afastado ou aproximado para focalizar as imagens na retina, na qual existem bastonetes.

UM MUNDO ATRAVÉS DA VISÃO DOS INSETOS


Vamos começar mostrando como os insetos veem as flores através da luz ultravioleta (UV) que nos mostra um universo invisível ao nossos olhos sobre as flores.

- Simulação de como uma abelha vê a flor:

Fonte da imagem: Klaus Schmitt de Weinheim e Robin Noorda, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Agora abaixo uma fotografia de uma flor iluminada sobre a luz ultravioleta mostra os pontos de guia de néctar:

Fonte da imagem: Plantsurfer, CC BY-SA 2.0 UK, via la Wikimedia Commons

Na imagem acima as pétalas externas desta flor refletem UV em torno de 365nm, enquanto as partes internas são bem mais escuras, formando guias de néctar, para insetos que enxergam o UV. Há também marcas refletivas altamente de UV dentro de um centro escuro, invisível para nós humanos, mas claramente visível para abelhas e borboletas, e tudo isso fica bem visível aqui, também na visão simulada de abelhas e borboletas.

A VISÃO COMPLEXA DAS ABELHAS


Dentre todos os olhos de insetos, o das abelhas é o que tem sido mais estudado. O conhecimento de como as abelhas vêm as cores das plantas pode ser de interesse prático em apicultura e agricultura.

As flores vermelhas em geral não são visitadas pelos insetos. As poucas flores vermelhas polinizadas pelas abelhas refletem parte da radiação ultravioleta, visível para elas.

Pelo fato das abelhas serem cegas para o vermelho e enxergarem o ultravioleta, as cores dos objetos para elas são diferentes das vistas pelos seres humanos.

A seguir é dada uma relação de como as cores das flores são vistas pelos seres humanos e pelas abelhas.

Abelhas
Ser humano
Amarelo ou púrpura
Amarelo-esverdeado ou branco-esverdeado
Azul-esverdeado
Branco
Azul ou violeta
Azul, violeta ou púrpura
Ultravioleta
Vermelho
Preto
Vermelho-escuro ou quase preto

As folhas verdes são vistas como cinza pelas abelhas, e as flores coloridas, contrastando com o fundo cinza, são facilmente distinguidas.

Referências 
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos, classificação, estruturas e função nos seres vivos. 1ª edição. Editora Moderna, 1998.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.