Os pequenos e velozes lagartos-voadores

Dragões? Só se for em miniatura, conheçam os lagartos-voadores.

 http://www.bioorbis.org/2015/04/os-incriveis-lagartos-voadores.html
 Pelos céus das florestas densas, algo pequeno passa por sua cabeça... Fonte da imagem: flickr.

VAMOS DESCOBRIR...

A cerca de 4.800 espécies de lagartos que variam de tamanho, desde as diminutas lagartixas, com apenas 3 centímetros de comprimento, até o dragão-de-Komodo que, na maturidade atinge 3 metros e 75 kg. Uma reconstrução do esqueleto de um lagarto-monitor fóssil, Megalania prisca, do Pleistoceno da Austrália, tem 5,5 metros de comprimento e, em vida, o lagarto poderia ter pesado mais de 1000 quilogramas.

Draco volans. Fonte da imagem: sulasula.

Os lagartos são animais adaptáveis que ocupam habitas que variam de pântanos a desertos e até mesmo acima da faixa de florestas, em algumas montanhas. Muitas espécies são arborícolas e as mais especializadas, frequentemente, são achatadas lateralmente e, muitas vezes, possuem projeções peculiares do crânio e do dorso, que ajudam a obscurecer seu contorno.

OS DRAGÕES VOADORES

Os lagartos do gênero Draco, vulgarmente chamados de dragões-voadores, pertencem a família Agamidae e se distinguem pelas suas membranas em forma de “asa”, que lhes permitem planar de árvore em árvore. A espécie mais conhecida por essa capacidade de planar é a Draco volansnatural de regiões da Ásia e da Índia.


Conhecidos também como lagartos-voadores, estes animais são arborícolas insectívoros e, embora não sejam capazes de realizarem voos propriamente ditos, conseguem planar longas distâncias após saltarem de locais altos.

Detalhes da asa dos lagartos voadores. Fonte da imagem: vivenciasembiologia.

Medindo, geralmente, entre 7 e 15 centímetros, o Dragão-Voador tem sua capacidade de planar devido as extensões de pele que se encontram na lateral de seu corpo, além de suas costelas longas. Como o animal é muito leve, a membrana que se estende de cada lado das costas funciona como asas planadores.


Se os lagartos caem no chão ou são forçados a se mexer, por exemplo, suas asas lhes permitem fazer uma fuga rápida deslizante de outros lagartos ou predadores.

Fonte da imagem: pinterest.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
Sites: TopBiologia

E VENHA NOS SEGUIR NAS NOSSAS COLEÇÕES DO GOOGLE+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/UNFrQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário