COMO OS PEIXES DORMEM? ELES DORMEM DE OLHOS ABERTOS OU NADANDO?

Você já parou na frente de um aquário e se fez esta pergunta? Será mesmo que os peixes precisam de descanso como o ser humano? Veja o que biólogos dizem.


Imagem de Kevin Carbonaro por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...


Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



Os peixes dormem ou simplesmente ficam de olhos abertos?


Na verdade, eles não dormem. Pelo menos não como a gente. Para os peixes, não existe um período longo de descanso dedicado ao sono.

Em vez disso, eles diminuem as atividades por alguns segundos, várias vezes, ao longo do dia. Isso rola porque dormir é um fenômeno ligado ao nível de metabolismo do animal.

Nós, humanos, temos metabolismo elevado e um desgaste energético muito maior. Por isso, um repouso demorado e profundo é fundamental para nós, mas não para eles.

Além disso, para os peixes, dormir poderia significar a morte, já que eles estão sempre rodeados de predadores.


Dormindo com o inimigo



O peixe-palhaço recorre à proteção de inimigos na hora de relaxar. Isso porque o muco produzido por ele não reage quimicamente com os tentáculos venenosos das anêmonas (veja na imagem no inicio da postagem). Assim, ele passa despercebido e se protege no meio desses predadores em momentos de menor atividade.

Repouso protegido


O peixe-papagaio secreta, durante o anoitecer, uma camada de muco tão espessa que o deixa nada apetitoso aos predadores. Assim, ele passa a noite mais protegido e pode diminuir a atividade por períodos de tempo maiores.

Nadar é preciso


Algumas espécies de atum e de tubarão não podem parar de nadar. Nunca! Caso contrário, morreriam afogados. Para eles, nadar não é apenas uma forma de se locomover, mas também parte do movimento natural de respiração, fazendo com que a água circule por suas brânquias.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006. Sites: Planeta Sustentável.

Leia também:

4 comentários:

  1. Incrível como tudo na natureza é perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Bete, a Natureza é Magnífica.

      Agradecemos pelo comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. A natureza é perfeita é a presença do Criador 🙏

      Excluir
  2. Uilmara Machado de Melo Gonçalves5 de março de 2018 às 11:53

    COITADOS!!!!!!! INCRÍVEL!!!!

    ResponderExcluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.