Você vai se surpreender com essa formiga

Essas formiga pode usar suas mandíbulas poderosas para lançar-se fora do perigo quando caem na armadilha da temível e mortal formiga-leão.

 http://www.bioorbis.org/2015/05/formigas-escapam-de-armadilhas-usando.html
Ela pode ser pequena, mas consegue realizar uma habilidade incrível com suas mandíbulas. Fonte da imagem: alexanderwild.

VAMOS DESCOBRIR...

As mandíbulas da formiga Odontomachus brunneus (Figura 2) podem funcionar como um chicote quando fecham em velocidades acima de 40 metros por segundo, e são usadas também para capturar presas, proteção e tarefas mais rotineiras, como cavar ninhos ou cuidar das larvas.

Figura 2. Uma operária da formiga Odontomachus brunneus. Crédito da imagem: Larabee FJ / Suarez AV.

"Estudos anteriores relataram que essas formigas, por vezes saltam com suas mandíbulas, mas era desconhecido se este comportamento foi concebido para ajudá-las a fugir de um predador, e não estava claro que esse método realmente melhorou suas chances de sobreviver a um encontro com uma formiga-leão (Figura 4) ", disse Fredrick Larabee, um estudante de graduação na Universidade de Illinois e o primeiro autor de um artigo publicado na revista PLoS ONE.

Figura 3. Odontomachus brunneus. Fonte da imagem: alexanderwild.

"Pesquisas anteriores mostraram que Odontomachus brunneus (Figura 3) às vezes adotam uma postura corporal incomum apenas antes de saltar. Ele abaixa a cabeça, fazendo contato com o solo, e, ocasionalmente, levanta uma perna antes de implantar suas mandíbulas para lançar-se no ar", acrescentou o Prof. Andrew Suarez, chefe da Universidade de Illinois, do Departamento de Biologia Animal.


Figura 4. A terrível Formiga-leão – Fonte da imagem: Moapa Valley Progress

Para ver se, e como, muitas vezes, as formigas utilizam a manobra da mandíbula para escapar de um verdadeiro predador, Larabee e Professor Suarez testaram formigas em laboratório, deixando elas caírem em poços das temíveis formigas-leão (Myrmeleon carolinus) (Figura 4), confiram no vídeo abaixo:


As formigas-leão constroem poços (Figura 5) com uma estratégia de duas partes para capturar as presas. Primeiro, eles cavam poços em forma de cones na areia e enterram-se na parte inferior do poço, e depois é só esperarem por uma vítima.

"As formigas foram capazes de saltar para fora dos poços de cerca de 15% do tempo nos seus encontros com a formiga-leão", disse Larabee.



Figura 5. Armadilhas poço da Formiga-leão – Fonte da imagem: imgur

"Mas quando nós colocamos suas mandíbulas fechadas antes de deixá-las cair nos poços, elas não puderam saltar. Isso cortou pela metade sua taxa de sobrevivência. "

"Este estudo pode mostrar como uma característica ou capacidade de evolução para um propósito que pode ser adaptado para diferentes usos. Neste caso, uma ferramenta que é muito boa para capturar presas ou também é bom para uma outra função, que é escapar ", disse Larabee.

Fonte: Sri-News.com

E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YzUfQB https://plus.google.com/collection/MK9dQB

Comentários