Seres humanos já ocupavam florestas tropicais a 20 mil anos atrás

De acordo com um estudo conduzido por Patrick Roberts, da Universidade de Oxford, Reino Unido, os seres humanos já usavam os recursos de florestas tropicais a pelo menos 20 mil anos atrás.

 http://www.bioorbis.org/2015/05/seres-humanos-ja-ocupavam-florestas.html
Os primeiros humanos já tiravam recursos das florestas para sua sobrevivência. Fonte da imagem: oneindia.

VAMOS DESCOBRIR...

O estudo, publicado na revista Science, analisou os isótopos de carbono e oxigênio nos dentes de 26 indivíduos, com a datação mais antiga por volta  de 20 mil anos atrás. Todos os dentes sugeriram uma dieta em grande parte proveniente de florestas tropicais.

Anteriormente, pensava-se que os seres humanos não ocupam florestas tropicais para qualquer período de tempo até 12 mil anos após essa data, e que as florestas tropicais foram em grande parte intocadas, até 8.000 anos atrás.



Caçar animais em florestas fechadas pode ter sido um desafio enorme. Fonte da imagem: ancient-origins.

"A metodologia isotópica aplicado em nosso estudo já foi usado com sucesso para estudar como os primatas, incluindo os grandes símios africanos, se adaptaram ao seu ambiente de florestas", disse o autor do estudo sênior Prof Julia Lee-Thorp, também da Universidade de Oxford.

"No entanto, esta é a primeira vez que os cientistas têm investigado antigos fósseis humanos em um contexto de floresta tropical para ver como nossos mais antigos antepassados ​​sobreviveram em tal habitat."

Prof Lee-Thorp, Patrick Roberts e seus colegas estudaram os dentes fossilizados de 26 seres humanos de um intervalo de datas - de 20.000 a 3.000 anos atrás. Todos os dentes foram escavados a partir de três sítios arqueológicos no Sri Lanka, que estão hoje cercados por densa floresta tropical ou qualquer terreno mais aberto.

Floresta da montanha no Sri Lanka. Crédito da imagem: Faslan / CC BY-SA 3.0.

A análise dos dentes mostraram que todos os seres humanos tinham uma dieta proveniente de floresta tropical, ambientes ligeiramente abertos e intermédios.

Apenas dois deles mostrarem uma assinatura reconhecível de uma dieta encontrada de pastagens abertas. No entanto, estes dois dentes foram datados de cerca de 3.000 anos, quando a agricultura começou a desenvolver na região.


Mas seus acampamentos provavelmente eram fora ,as perto das florestas fechadas. Fonte da imagem: 21stoleti.cz.

"Este é o primeiro estudo para testar diretamente quanto os primeiros humanos dependiam da floresta para a sua dieta", disse Roberts.

"Os resultados são significativos em mostrar que os primeiros humanos no Sri Lanka foram capazes de viver quase que inteiramente com comidas encontradas nas florestas, sem a necessidade de mover-se em outros ambientes."

"Nossos primeiros ancestrais humanos eram claramente capazes de se adaptar com sucesso a diferentes ambientes extremos."

Referência: Sri-News.com.

E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO GOOGLE+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/Ut3sQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

Nenhum comentário:

Postar um comentário