A pequena lesma coelho?

Caracóis de jardim, caramujos, mariscos, ostras, lesmas, lulas e polvos pertencem ao filo Mollusca, mas nenhuma dessas se parece com nossa pequena amiga do fundo do mar.

 https://www.bioorbis.org/2015/08/a-lesma-coelho.html
Pequena e fofa, uma lesma do mar. Fonte da imagem: aquaa3.

VAMOS DESCOBRIR...

O nome do grupo é devido à consistência macia de seus corpos. Muitos moluscos podem ter uma concha calcária única, ou formada por duas metades articuladas, revestindo o corpo, e que funciona como um esqueleto externo (exoesqueleto). Internamente, um conjunto de órgãos, conhecido como massa visceral é coberto por uma dobra de pele chamada manto.

A PEQUENA LESMA-DO-MAR

Esta espécie de lesma-do-mar que se parece com um pequeno coelho, não é mesmo? Mas porque? Até mesmo você que tem medo de lesmas vai querer ver uma dessa de perto.

Jorunna parva. Fonte da imagem: misteriosdomundo.

Uma espécie de lesma-do-mar ganhou grande repercussão nas redes sociais, principalmente através de japoneses, por uma característica peculiar na sua aparência.


O animal, pertencente a espécie Jorunna parva, lembra um pequeno coelho peludo. Apesar de ser chamada popularmente de lesma-do-mar, a designação correta do animal é como nudibrânquio, que é um molusco gastrópode marinho conhecido por formas e cores chamativas.

Outra coloração da pequena lesma coelho. Foto: reprodução/nissiesphotoalbums.web.fc2.com 

O que aparece ser uma orelha no “coelho-do-mar”, na verdade, trata-se de um órgão conhecido internacionalmente como “rhinophores“, um tipo de quimiorreceptor ou sensor químico que detecta certos estímulos químicos no ambiente.

Referências
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.
Sites: Top Biologia

E NÃO DEIXEM DE SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO GOOGLE+, CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/IPFrQB

Comentários