Como afastar as formigas sem machucá-las?

Todos os seres vivos tem uma função. Mas muitas pessoas se incomodam com as pequenas visitantes, as formigas. Vamos ver como você pode afastá-las sem matá-las.

 http://www.bioorbis.org/2015/09/as-formigas-e-voce.html
Pequenas mas presentes em nossas casas. Como espantá-las sem precisar usar inseticidas? Fonte da imagem: pixabay.


VAMOS DESCOBRIR...

As formigas são insetos pertencentes à ordem dos himenópteros e à família dos Formicidae, apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos e mais de 75% deles vivem entre os dois trópicos. Sua visão não é boa e seus outros sentidos estão presentes em suas antenas. São insetos sociais e vivem em colônias que podem chegar a mais de 100.000 indivíduos.


PEQUENAS E SUJAS, MAS IMPORTANTES

Toda casa tem formigas, algumas mais outras menos. Então temos que entender o porque delas estarem junto a nós e que papel desempenham em nossas casas. Elas desempenham grandes papeies fundamentais na cadeia alimentar, e no ecossistema como um todo. Mas no meio urbano, as formigas são os insetos que mais carregam microrganismos. Então vamos ver quais alternativas temos para afastá-las.


OS PESTICIDAS SÃO MUITO MAIS PERIGOSOS QUE AS FORMIGAS

Trocando pesticidas (que são mais perigosos que os microrganismos que as formigas carregam) e outras substâncias químicas contaminantes por materiais biodegradáveis é possível impedir o surgimento de formigas em casa.

Fonte da imagem: pixabay.

O que você faz quando encontra formigas pela casa? Normalmente procuramos o foco do problema e matamos todas as formigas com pesticidas… Porém é possível resolver a situação sem apelar para tal atitude que interfere diretamente na questão da sustentabilidade.


O problema é que muitos produtos químicos utilizados também são contaminantes da natureza e podem prejudicar até a saúde humana, como no caso de pesticidas, que contaminam o solo, o lençol freático – que será utilizado para abastecimento de água – ou as plantações em todo o Brasil, podendo agredir os alimentos ali cultivados.

Uma alternativa para afastar as formigas de casa é a utilização de soluções caseiras e ecologicamente corretas que você mesmo pode fazer. Experimente: separe um pouco de vinagre, limão, sal e água, casacas de laranja, pimenta caiena, vaselina, giz, canela em spray ou pó, açúcar refinado, óleo de hortelã-pimenta, bicarbonato de sódio e borra de café. Com tudo isso em mãos, veja na sequência como é possível afastar as formiga de casa.

SOLUÇÕES NATURAIS

Como forma de afastar as formigas de sua casa sem matá-las, espalhe um pouco de sal em portas e janelas. O mesmo pode ser feito com giz, pois o carbonato de cálcio presente na composição afasta formigas, assim como forte cheiro de limão e das cascas de laranja. Já a pimenta caiena e borra de café podem ser aplicadas em rachaduras e fendas, e a vaselina em recipientes de açúcar e doces e também nos potes de ração e água dos animais de estimação, já que o material incomoda e afasta somente as formigas.


Fonte da imagem: pixabay.

Outra dica é colocar uma pequena quantidade de cravo dentro do pote de açúcar ou em volta de recipientes com doce. A canela em pó ou spray é uma solução indicada para impedir o caminho das formigas dentro da casa, por isso, borrife ou espalhe em locais com maior incidência. Com óleo de hortelã-pimenta, açúcar refinado e bicarbonato de sódio você pode impedir o surgimento de formigas em janelas, pias, portas e outros locais estratégicos.


Todos estes procedimentos apresentam resultados positivos, porém nada supera a manutenção higiênica de toda a casa. Manter a residência limpa periodicamente, principalmente a cozinha, ainda é a melhor maneira para afastar as formigas da sua casa.

Referências
EDITORE, Alberto Peruzzo. Autênticos insetos de coleção. Insetos, aracnídeos e outros artrópodes. A natureza de 1000 formas e cores, 2008. 

E VENHAM SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO GOOGLE+. PARA ACESSAR OS LINKS BASTA CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO:

 https://plus.google.com/collection/MK9dQB https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/YLgT0

2 comentários:

  1. BIO ORBIS. EU TENHO UMA FOTO DE UM INSETO ESTRANHO QUE APARECEU AQUI NO MEU QUINTAL. EU GOSTARIA DE SABER DO QUE SE TRATA. EU NUNCA VI ALGO ASSIM. COMO FAÇO PARA TE ENVIAR?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dilma!

      Envie a foto para o e mail meiovidavida@gmail.com e tentaremos te ajudar.

      Att,

      Equipe bioOrbis

      Excluir