O papagaio-de-capa agora é espécie distinta

O papagaio-de-capa (Poicephalus robustus) deve ser elevado ao nível de espécie, diz uma equipe de cientistas da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul.


 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2015/09/o-papagaio-de-capa-agora-e-especie.html
Poicephalus robustus. Fonte da imagem: HBW.

VAMOS DESCOBRIR...

O papagaio-de-capa, também conhecido como o papagaio-de-Levaillant, é atualmente considerado uma subespécie Poicephalus robustus, juntamente com Poicephalus robustus fuscicollis e Poicephalus robustus suahelicus.


ESPÉCIES SEPARADAS


Mas alguns cientistas sugerem que a ave deve ser vista como uma espécie distinta e separada das outras duas subespécies de Poicephalus robustus. Estas recomendações se baseiam em avaliações morfológicas, ecológicas e comportamentais.


papagaio-de-capa
Este é um papagaio-de-capa macho (Poicephalus robustus). Crédito da imagem: Cyril Laubscher.

Em um novo estudo, o Dr. Sandi Willows-Munro, da Universidade de Escola de Ciências da Vida de KwaZulu-Natal e co-autores investigaram essas recomendações usando análises de DNA.


Os cientistas genotiparam mais de 130 espécimes de cinco espécies do gênero Poicephalus (P. cryptoxanthus, P. gulielmi, P. meyeri, P. robustus, e P. rueppellii) e sequenciados dois mitocondriais e um íntron marcador nuclear.

Sua análise dos dados identificou que o papagaio-de-capa é geneticamente distinta das outras subespécies Poicephalus robustus.

 distribuição das espécies do gênero Poicephalus
Mapa de distribuição das espécies do gênero Poicephalus (e subespécies de Poicephalus robustus) incluídos no estudo. Crédito da imagem: Perrin / Cyril Laubscher.

Análise do relógio molecular coloca o ancestral comum mais recente entre o papagaio-de-capa e Poicephalus robustus fuscicollis / Poicephalus robustus suahelicus em 2,13 a 2,67 milhões de anos atrás.


"Nossos resultados apoiam as recomendações anteriores para elevar o papagaio-de-capa ao nível de espécie, o que pode facilitar um melhor planeamento e implementação de estratégias de gestão de conservação internacionais e locais para o papagaio-de-capa," Dr Willows-Munro e co-autores disse.

Os resultados foram publicados on-line na revista PLoS ONE.

Referência 

E VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, PARA ACESSAR OS LINKS ABAIXO BASTA CLICAR NAS IMAGENS:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/Qu2lQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário