Rinocerontes únicos

Conheça as espécies extraordinárias de rinocerontes, antes que eles sumam pela ambição humana.

http://www.bioorbis.org/2015/09/rinocerontes-unicos.html

VAMOS DESCOBRIR...

Os rinocerontes, nome comum dado as espécies de ungulados de dedos ímpares, cuja característica mais notável é a presença de um ou dois chifres, que na realidade são excrescências da pele. São animais bem grandes, pesados, de corpo robusto e patas curtas.

Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele desses animais é grossa, de cor acinzentada ou castanha, dependendo da espécie. Podem viver até os 50 anos. E eles em corrida alcançam uma velocidade de 45 km/h.


SEU FIEL AMIGO TCHILUANDA


Excelentes nadadores, os rinocerontes passam várias horas do dia dentro d'água, se aliviando das picadas dos insetos que atacam sobre tudo nas juntas da sua couraça.


ave-Tchiluanda
O pequeno pássaro Tchiluanda, pegando uns carrapatos para ajudar o rinoceronte. Fonte da imagem: bussola.

É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, um pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os povos nativos africanos, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colmeias, que o rinoceronte também aprecia.


RINOCERONTES MEDICINAIS?


Apesar de serem considerados animais em grande risco de extinção, embora tenha pouca utilidade para o homem, ele é perseguido desde o tempo das cavernas.
Acreditavam que seu chifre pudesse dar a juventude eterna, mas nenhuma parte de seu corpo é medicinal, por causa dessa crença, muitos rinocerontes foram exterminados. Única coisa utilizável para o homem, é sua pele, que é usada na confecção de escudos e calçados.


REPRODUÇÃO


É um animal com reprodução reduzida: apenas um filhote, depois de uma longa gestação de dezessete meses, o filhote pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até os dois anos de idade. Ao completar cinco ou sete anos, já é adulto e passa a viver sua própria vida.


mamãe-rinoceronte-bebê
Uma mamãe rinoceronte e seu único bebê que cuidada até idade madura. Fonte da imagem: pixabay.

AS ESPÉCIES ÚNICAS


Há seis espécies que compõem o grupo dos rinocerontes (onde quatro estão cada vez mais raras). Essas espécies são herbívoras e se alimentam de uma grande a variedade de plantas.
A visão do rinoceronte é fraca, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos. Os rinocerontes Indiano e Java, possuem apenas um chifre, enquanto os outros três possuem dois chifres.

Vejam cada uma dessas incríveis espécies aqui abaixo:

Rinoceronte-branco 
(Ceratotherium simum)

Ceratotherium simum
População: aproximadamente 20 mil, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie quase ameaçada – Foto: iStock/Thinkstock.

Rinoceronte-negro 
(Diceros bicornis)

Diceros-bicornis
População: aproximadamente 4.880, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada – Foto: iStock/Thinkstock.

Rinoceronte-negro-ocidental 
(Diceros bicornis longipes)

Diceros-bicornis-longipes
Vítima da caça desenfreada — apesar dos esforços de ambientalistas e de leis de proteção —, a subespécie de rinoceronte-negro foi oficialmente declarada extinta em 2011. Além disso, as outras três subespécies de rinocerontes-negros restantes também estão criticamente em perigo. Fonte da imagem: mundoconectado.

Rinoceronte-indiano 
(Rhinoceros unicornis)

Rhinoceros-unicornis
População: 2.910, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie vulnerável – Foto: iStock/Thinkstock.

Rinoceronte-da-sumatra 
(Dicerorhinus sumatrensis)

Dicerorhinus-sumatrensis
População: menos de 200, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada – Foto: Willem v Strien/Creative Commons.

Rinoceronte-de-java 
(Rhinoceros sondaicus)

Rhinoceros-sondaicus
População: menos de 50, segundo a IUCN. Status na lista vermelha de animais ameaçados de extinção da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): espécie criticamente ameaçada – Foto: T.Dixon. The Zoological Society of London – Zoonooz 1982, Licenciado sob Public domain,via Wikimedia Commons.

Referência 
National Geographic Brasil
WebCiencia

E NÃO DEIXEM DE SEGUIR NOSSAS INCRÍVEIS COLEÇÕES NO GOOGLE+. PARA ACESSAR OS LINKS É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB

 https://plus.google.com/collection/o9fhQB https://plus.google.com/collection/8ZnoQB

Um comentário:

  1. http://interpretando-ideias.blogspot.com.br/2016/10/os-animais-preferidos-de-noe-os-animais.html

    ResponderExcluir