As vespas parasitas controladoras de aranhas
Vespas parasitas transformam aranhas em escravas zumbis, para que
suas larvas se desenvolvam dentro delas.
VAMOS DESCOBRIR...
As larvas da vespa parasita, Reclinervellus nielseni transformam as aranhas, Cyclosa argenteoalba, em hospedeiras, para modificar a estrutura da teia em um "casulo" mais resistente para que as larvas possam se desenvolver com segurança após a morte de aranha, segundo uma equipe de cientistas liderados pelo Dr. Keizo Takasuka da Universidade de Kobe no Japão.
O PROCESSO DO PARASITISMO DA VESPA
As aranhas parasitadas, Cyclosa argenteoalba, produzem vários estilos diferentes de teias ao longo de suas vidas, tais como as teias 'esfera' quando ela espera a caça no meio da teia, cada uma produzido por um conjunto específico de comportamentos.
No entanto, não ficou claro qual dos padrões de comportamento dessa aranha e os tipos de teias que o parasita da vespa, Reclinervellus
nielseni, foi se adaptar aos seus próprios fins, até Dr Takasuka e
co-autores investigaram como a larva de vespa manipula o seu hospedeiro.
![]() |
Reclinervellus nielseni. Fonte da imagem: TheGuardian. |
Em seu estudo, os cientistas descobriram que a larva da vespa força seu anfitrião para construir um modificado e reforçado descansando de teia antes dirigindo-os de volta para o centro da teia para construir um casulo.
Em primeiro lugar, a equipe do Dr. Takasuka recolheram aranhas com suas teias e larvas dos parasitas. Eles então analisaram as teias em casulo de Cyclosa argenteoalba e ficaram impressionados com sua semelhança com as teias de descanso, completas com estruturas decorativas macias.
COMPORTAMENTO SIMILAR
E quando a equipe analisou o comportamento das aranhas, como elas construíram as teias casulo durante um período de 10 horas, eles viram que as aranhas manipuladas sempre construíam a nova teia no mesmo modelo da antiga teia esfera, cuidadosamente removem a espiral pegajosa em primeiro lugar, em seguida, reforçando radial e quadros tópicos e, em seguida, adicionam as decorações de teias fibrosas.
![]() |
A pobre aranha parasitada (Cyclosa argenteoalba) - Fonte da imagem: Science |
E, quando a teia é completa e a larva da vespa feito o seu escravo aranha, a larva dirigi a aranha para voltar ao cubo da teia antes de matá-la.
"Então, as teias casulo parecem locais de descanso, mas eles são verdadeiros adaptadores da teia mais convencional? Nós fotografamos o teias à luz UV e ficamos impressionados ao ver as decorações fibrosas brilhando, para dissuadir outros insetos inadvertidamente tropeçando em no berçário da pupa ", disseram os cientistas.
A FORÇA DAS TEIAS DAS ARANHAS
Quando os pesquisadores investigaram a força dos diferentes tipos de seda que contribuem para a estrutura da teia, eles ficaram surpresos ao ver que o casulo foi significativamente mais resistente do que o orbe e descansando: a força de ruptura do raio casulo e quadro sedas foi de 2,7 a 40 vezes maior do que para o orbe e descansando.
No entanto, o stress da quebra das sedas não aumentou significativamente, levando os cientistas a suspeitar de que, em vez de forçar as aranhas para alterar a produção de seda, as vespas direcionam as aranhas para estabelecer mais fibras para reforçar o casulo, que é essencialmente um reforço de teia.
"A construção da teia é
desencadeada pelos mesmos hormônios que controlam de muda e eu suspeito que a larva da vespa pode injetar uma
substância semelhante a um hormônio de muda para a aranha durante os últimos estágios de sua estadia, pronto para
disparar o casulo construindo a teia quando a larva é colocada ",
disse o Dr. Takasuka, autor principal de um artigo publicado no Journal of Experimental Biology.
Referência
É impressionante a perfeição ,da vida na natureza!
ResponderExcluir