Vocês conhecem a salamandra-gigante da China?

E coloca gigante nisso. Pode ser um anfíbio, mas ela é bem grande e assustadora.


 http://www.bioorbis.org/2015/09/voces-conhecem-salamandra-gigante-da.html
A salamandra-gigante da China (Andrias davidianus). Fonte da imagem: Carnivora.

VAMOS DESCOBRIR...

A salamandra-gigante-da-china (Andrias davidianus) é, não só a maior salamandra, mas também a maior de todas as espécies de anfíbios existentes no mundo. Podem atingir um metro ou mais de comprimento. 


salamandra-gigante
A salamandra-gigante (Andrias davidianus). Fonte da imagem: calphotos.

A aparentada "hellbender" da América do Norte (Cryptobranchus) atinge 60 centímetros. Todas pertencem à família Cryptobranchidae, sendo pedomórficas e permanentemente aquáticas. Como seu nome indica (Grego crypto = escondido e branchus = brânquias), esses animais não retêm brânquias externas, embora apresentem outras características larvais.

Ocorre na China e Japão em cursos de água e lagos montanhosos. Tem o corpo manchado e de cor acastanhada, sua pele é enrugada e porosa, permitindo uma melhor respiração cutânea. É uma espécie totalmente aquática.


Outro grupo de grandes salamandras aquáticas, as "mudpuppies" (Necturus, Proteidae), reúne espécies de salamandra ocorrem em lagos e rios no leste da América do Norte. As enguias-do-congo (três espécies de salamandras aquáticas do gênero Amphiuma) vivem no vale do baixo Mississipi e na planície costeira dos Estados Unidos. Elas têm pulmões bem desenvolvidos e podem estivar no lodo de lagoas secas por até dois anos.

HABITAT E NICHO ECOLÓGICO


Tem uma atividade predominantemente noturna, permanecendo debaixo de rochas durante o dia. A atividade predatória tem como suporte maior os sentidos do tacto e olfatoPossui um metabolismo muito lento, podendo ficar semanas sem ingerir nenhum alimento.


 salamandra-gigante-Andrias-davidianus
Uma salamandra-gigante curiosa sob os olhos da câmera. Fonte da imagem: zoochat.

Esta espécie é apanhada para servir como animal de estimação e para alimentação, razões pelas quais poderá estar ameaçada. O uso de pesticidas, a construção de barragens e a desflorestação, são também fatores de ameaça.


Infelizmente este animal espetacular se encontra em perigo crítico pela IUCN.

VOCÊ SABIA?


Uma curiosidade sobre esse animal extraordinário é que ele foi inspirado para a criação de um Pokémon chamado Charmander, veja a foto a baixo para ver uma comparação:

Fonte da imagem: Top Biologia.

Referências
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
Site: TopBiologia

E NÃO DEIXEM DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO G+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/YU0mQB

 https://plus.google.com/collection/wb6lQB https://plus.google.com/collection/o9fhQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário