As primeiras tartarugas marinhas

Uma equipe de paleontólogos descobriram a mais antiga espécies de tartarugas marinha conhecidas.

 http://www.bioorbis.org/2015/10/as-primeiras-tartarugas-marinhas.html
Essa imagem mostra de como o habitat de Desmatochelys padillai poderia ter sido há 120 milhões de anos atrás. Crédito da imagem: Jorge Blanco.

VAMOS DESCOBRIR...

Uma nova espécie de tartaruga marinha foi identificada a partir de fósseis encontrados na Colômbia. 


TARTARUGAS ANTIGAS


Os fósseis são de pelo menos 120 milhões de anos de idade, cerca de 10 milhões de anos mais antiga que a amostras previamente conhecidas mais antigas de tartarugas marinhas, de acordo com os paleontólogos Dr Edwin Cadena do Instituto de Pesquisa Senckenberg e seu colega, o Dr. James Parham, da Universidade Estadual da Califórnia, em Fullerton.



"Santanachelys gaffneyi é a mais antiga tartaruga marinha conhecida" - esta frase de Wikipedia não é mais atualizada. Nós descrevemos uma tartaruga do mar fóssil da Colômbia é que cerca de 10 milhões anos mais antiga que esta espécie ", disse o Dr. Cadena.


Desmatochelys-padillai
O esqueleto fóssil de Desmatochelys padillai quase 2 m, comparação com um ser humano. Crédito da imagem: Edwin Cadena / PaleoBios.

"A tartaruga descrita por nós como Desmatochelys padillai origina de sedimentos do Cretáceo e tem, pelo menos, 120 milhões de anos."


FÓSSEIS DESVENDADOS


O esqueleto fóssil parcial de Desmatochelys padillai, com um comprimento de cerca de 2 m, mostra todos os traços característicos de tartarugas marinhas modernas, os paleontólogos mostraram seus resultados em um relatório on-line na revista PaleoBios.



"As tartarugas marinhas descendentes de tartarugas terrestres e de água doce que surgiram há 230 milhões de anos atrás. Durante o período Cretáceo, eles dividem-se em terrestres e marinhas", disse o Dr. Cadena.

"A evidência fóssil deste período de tempo é muito escasso, no entanto, o momento exato da divisão é difícil de identificar", acrescentou.


Fóssil
Fóssil de Desmatochelys padillai. Fonte da imagem: wikinow.

"Isso dá uma importância especial para cada descoberta fóssil que pode contribuir para esclarecer a filogenia das tartarugas marinhas."



Os cascos e ossos fossilizados de Desmatochelys padillai foram coletados a partir de dois locais perto da comunidade de Villa de Leyva na Colômbia.



tartaruga
Uma tartaruga marinha. Fonte da imagem: divemagazine

Os cientistas colocaram os fósseis em um clado, Chelonioidea, um grupo que inclui tanto das duas famílias viventes de tartarugas marinhas (Dermochelyidae e Chelonoidis).

"Nós estamos realmente lidando com o mais antigo fóssil conhecido de tartaruga marinha," disse o Dr. Cadena.

Referência 
Sri-News.com

Para finalizar veja um vídeo do canal Interesting, sobre World’s Oldest Sea Turtle Was 6 Feet Long, Fossil Reveals:




PARA SABER MAIS SOBRE AS VIDAS PRÉ-HISTÓRICAS VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+ (PARA ACESSAR CLIQUEM NAS IMAGENS ABAIXO):

 https://plus.google.com/collection/UNFrQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB https://plus.google.com/collection/YU0mQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário