Humanos e lagartos gigantes

Vocês sabiam que os primeiros seres humanos da Austrália provavelmente coexistiram com lagartos gigantes?

 http://bio-orbis.blogspot.com.br/2015/10/humanos-e-lagartos-gigantes.html
Reconstrução artística do gigantesco lagarto-monitor-de-Megalania (Megalania prisca). Fonte da imagem: new-cryptozoology.

VAMOS DESCOBRIR...

Os primeiros habitantes humanos da Austrália tiveram que enfrentar lagartos gigantes, segundo com uma equipe de paleontólogos da Universidade de Queensland, Southern Cross University e Museu de Queensland.

A equipe, dirigida pelo Dr. Gilbert preço da Universidade de Queensland, revelou a primeira evidência de que os primeiros habitantes humanos da Austrália e lagartos gigantes predadores conviveram uns com os outros.



 Lagarto-monitor-de-Megalania (Megalania prisca), caçando uma presa. Fonte da imagem: reptilesmagazine.

"Nossos queixos caíram quando encontramos um pequeno fragmento fóssil de um lagarto gigante durante uma profunda escavação de dois metros em uma das Cavernas Capricórnio, perto de Rockhampton Queensland," disse o Dr. Price, autor principal de um artigo a ser publicado em outubro de 2015 da revista Quaternary Science Reviews.

Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis). Crédito da imagem: Arturo de Frias Marques / CC BY-SA 4.0. Fonte da imagem: sci-news.

"O osso de um centímetro, um osteoderma, veio sob a pele do lagarto e é o registro mais novo de um lagarto gigante em todo o continente."

Os cientistas usaram técnicas de radiocarbono e de tório de urânio até chegarem à data do osso com cerca de 50.000 anos de idade, coincidindo com a chegada dos primeiros habitantes humanos da Austrália.



Lagarto-monitor-de-Megalania (Megalania prisca), em encontro com um humano primitivo. Fonte da imagem: newpagebooks.

"O novo fóssil do lagarto é, no mínimo, 30.000 anos mais jovem do que o mais novo registro datado de forma fiável anterior para lagartos gigantes na Austrália e, pela primeira vez, demonstra que em uma escala continental, os seres humanos e lagartos gigantes conviveram no tempo", disseram eles.

Comparação de tamanho entre Megalania prisca e os maiores lagartos. Fonte da imagem: wikiwand.

"Nós não podemos dizer se o osso é de um dragão-de-Komodo, que já habitaram a Austrália, ou uma espécie ainda maior, como o extinto lagarto-monitor-de-Megalania (Megalania prisca), que pesava cerca de 500 kg e podia chegar até 6 m", disse o Dr. Price.

"Mesmo com 9 m de comprimento os crocodilos percorriam a Austrália durante a última Idade do Gelo, no período geológico Pleistoceno", acrescentou.


Megalania prisca em seu habitat na Austrália pré-histórica. Fonte da imagem: fineartamerica.

"Nós traduzimos de forma inequívoca que os humanos e lagartos gigantes conviveram temporalmente na Austrália, e, assim, os seres humanos só podem agora ser considerados um dos fatores principais para a sua extinção", concluíram os cientistas.

Fonte: Sci-News.com.


E SE QUISEREM VER MAIS DE NOSSAS POSTAGENS VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+ (PARA ACESSAR CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO):

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/UNFrQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário