Já ouviram falar no maior lago de água doce do mundo?

Conheçam o maior lago de água doce do mundo sob o gelo. Um lago surpreendente que pode possuir vidas extraordinárias.


 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2015/10/ja-ouviram-falar-no-lago-vostok.html
Fonte da imagem: Blog do Professor.

VAMOS DESCOBRIR..


O lago Vostok, com cerca de 14.000 km² de superfície e 510 m de profundidade máxima, é o maior lago de água doce do mundo sob o gelo


ONDE FICA ESSE LAGO GIGANTE?


Esse lago está situado na porção centro-leste da Antártida (Figura 2). Na estação de Vostok, localizada sobre a extremidade sul do lago, foi registrado a temperatura mais baixa do planeta (-89,3°C), em julho de 1983.

Antártida
Figura 2. Fonte da imagem: Wikipédia.

A superfície do lago está sob uma camada de gelo com cerca de 3.750 m de espessura e presume-se que ocorram sedimentos no seu fundo.


Uma perfuração (Figura 4) no gelo que recobre o lago, efetuada em 1998, atingiu pouco mais de 3.620 m de profundidade, fornecendo um registro de aproximadamente 500.000 anos de dados paleoclimáticos.

Lago-Vostok
Figura 3. Vista de satélite do Lago Vostok. Fonte da imagem: Wikipédia.


EXISTE VIDA NESTE LAGO CONGELADO?


Microrganismos isolados pelo gelo durante o último milhão de anos poderão ser encontrados nestes sedimentos e nas águas do lago.


No início de Fevereiro de 2012, a equipa da 57ª Expedição Antártica Russa penetrou pela primeira vez no lago Vostok, chegando aos 3.769,3 metros, no dia 5, informou Valery Lukin.

perfuração-gelo
Figura 4. Fonte da imagem: AstroPT.

“Novas perfurações do poço foram iniciadas nos primeiros dias de 2013 e o gelo novo foi alcançado pelos perfuradores a uma profundidade de 3.383 metros. Em 10 de janeiro, foi recebida a primeira amostra, de uma profundidade de 3.406 metros.”


A amostra apresentava-se opaca, porosa e de cor branca brilhante. O gelo mostrava-se transparente, dentro do qual ‘congelou’ um canal de gelo branco. “Em teoria, ninguém podia prever como seria o gelo encontrado na perfuração.”, disse Martianov.



Vostok
Figura 5. Fonte da imagem: AstroPT.

Há uma grande expectativa quanto aos resultados das mais recentes perfurações. O gráfico seguinte mostra que nos quase 4 Km de profundidade existe uma quantidade elevada de células por mL de meio:

profundidade-Vostok-lago
Figura 5. Fonte da imagem: AstroPT.

A lua Europa está coberta de gelo e crê-se que contenha água por baixo do gelo. Este pode ser um indicador de que a vida pode existir lá. Não serão homens verdes com dois braços e duas pernas mas serão mais interessantes.

Referência 
TEIXEIRA, Wilson; et al. Decifrando a Terra. USP, Universidade de São Paulo. Oficina de textos.


E SE QUISEREM DESCOBRIR MAIS SOBRE A NATUREZA, VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+. PARA ACESSAR E SEGUIR BASTA CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0 https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário