COMO SÃO FORMADAS AS ESTALACTITES E ESTALAGMITES DENTRO DAS CAVERNAS?

Se você já foi em uma caverna bem provável que já ouviu falar nas estalactites e estalagmites. Mas você sabe como elas são formadas?

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

VAMOS DESCOBRIR...

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1



Recifes de coais e como são formadas as estalactites e estalagmites


Antes de você saber como são formados as estalactites e estalagmites, primeiro vamos aos recifes de corais. Você sabe o por que os corais só são encontrados em locais onde o mar é quente?

Antes de saber a resposta não deixe ver mais sobre os corais:

Bom as respostas a ambas as perguntas têm a ver com um mesmo equilíbrio químico:

CaCO³(s) + CO²(aq) + H²O(l) = Ca²+(aq) + 2HCO-³(aq)

As cavernas são formadas a partir da reação em equilíbrio químico de dissolução do carbonato de cálcio em água e gás carbônico. Ao gotejar de maneira lenta e contínua, é liberado o gás e a água evapora, formando no teto as estalactites. Já as gotas que caem ao chão formam as estalagmites.

A formação das estalactites e estalagmites pode ser entendida utilizando sobre o efeito da pressão sobre a solubilidade de gases.

Quando a água subterrânea que contém CO² dissolvido passa por terrenos contendo calcário (CaCO³), a alta pressão (devida ao peso do que está sobre o lençol subterrâneo d’água) faz com que haja muito CO² dissolvido e, consequentemente, o equilíbrio seja deslocado para a direita. Isso dissolve o calcário.

Quando essa água goteja dentro de uma caverna, onde a pressão é menor, há saída de CO² e o equilíbrio se desloca para a esquerda. Ocorre formação de CaCo³ sólido, que constitui as estalactites (no teto da caverna) e as estalagmites (no chão da caverna).

OS RECIFES DE CORAL EM REGIÕES QUENTES


A presença de corais apenas em regiões de mar quente pode, por sua ver, ser entendida com o efeito da temperatura sobre a solubilidade de gases. 

Os corais contêm grande quantidade de CaCo³, que torna parte de sua estrutura. Nos mares frios, a baixa temperatura faz com que muito CO² (do ar) esteja dissolvido. Essa alta [CO²] desloca o equilíbrio mencionado para a direita, dissolvendo o CaCo³ dos corais.

Em locais quentes, ao contrário, o CO² é expulso da água e o equilíbrio é deslocado para a esquerda, favorecendo a formação do CaCO³.

CaCo³(s) + CO²(aq) + H²O(l) = Ca²+(aq) + 2HCO-³ (aq)

Alta pressão e /ou baixa temperatura deslocam para a direita>>

<<Baixa pressão e/ou alta temperatura deslocam para a esquerda

Referência
PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano. Volume 2, Físico-Química. 3ª edição. 2004.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.