O CURIOSO CASO DO FEROMÔNIO DAS FORMIGAS E DA MOSCA-DOMÉSTICA

Como exércitos de formigas conseguem seguir exatamente o mesmo trajeto até a comida? E como moscas se reproduzem tão rápido?

Imagem de Ronny Overhate por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Antes de começar a postagem confira um curso de controle de pragas. Com foco no controle biológico de pragas, o curso “Controle Biológico de Pragas em Soja e Milho”, ministrado por Glauber Renato Stürmer, aborda os principais organismos e microrganismos utilizados no controle biológico de pragas, suas características e particularidades, visando transmitir conhecimento técnico e científico de qualidade, para auxiliar você técnico e produtor a realizar um adequado manejo biológico de pragas, maximizando a produtividade e reduzindo as perdas em função da ocorrência de pragas.

Acesse o link abaixo ou clique na imagem, vai para o site da Hotmart:



A resposta está relacionada aos feromônios, que são substâncias químicas produzidas e secretadas por indivíduos de uma determinada espécie.

TIPOS DE FEROMÔNIOS DO MUNDO DAS FORMIGAS


Tais substâncias, quando alcançam os órgãos olfativos de outros indivíduos da mesma espécie, desencadeiam uma série de reações. Uma formiga produz e libera um feromônio de recrutamento por todo o caminho que ela percorre desde o formigueiro até o local onde foi encontrada a comida. As outras formigas, ao sentirem o odor desse feromônio, seguem a mesma trilha até a comida.

Imagem de Tworkowsky por Pixabay 

Uma abelha em perigo libera um feromônio de alarme. Tal substância, altamente volátil, se dispersa no ar com rapidez e chega até as outras abelhas. Assim que elas sentem o odor desse feromônio, fogem do perigo.

Esse é um interessante mecanismo evolutivo de proteção apresentado não só pelas abelhas, mas também por vários outros tipos de animais. Uma cadela que esteja no seu período fértil (cio) produz e ibera um feromônio que atrai o cão para a cópula. Nesse caso, temos um feromônio sexual.

O CURIOSO CASO DA MOSCA-DOMÉSTICA 


A mosca-doméstica (Musca domestica) também utiliza feromônios para assegurar sua reprodução. Em geral, uma quantidade reduzidíssima (por exemplo, 10-¹² grama!) de feromônio sexual liberado já é o suficiente para atrair o macho.

Essa substância é um hidrocarboneto de estrutura relativamente simples, que pode ser produzido em laboratório. E qual seria a finalidade de produzi em laboratório o feromônio sexual da mosca-doméstica? A resposta é simples. Há muitos locais onde a presença de moscas contribui para a propagação de doenças.

Dessa maneira, o uso do feromônio sexual pode atrair os machos para armadilhas. Sem machos, deixa de haver reprodução do inseto e, consequentemente, consegue-se reduzir sua população e combater a propagação de doenças. O emprego dos feromônios está-se tornando cada vez mais importante, e cada vez mais vêm sendo realizadas pesquisas a seu respeito.

CH³ - [CH²]7 – CH=CH – [CH²]¹² - CH³
Feromônio sexual produzido pela mosca-doméstica

Um pesquisador produzir a substância com a fórmula estrutural a seguir (note que é a mesma do feromônio sexual da mosca-doméstica). No entanto, verificou que essa substância não atraía insetos. O que teria saído errado?

CH³ - [CH²]7 – CH=CH – [CH²]¹² - CH³
Composto produzido pelo pesquisador

FEROMÔNIOS E A ISOMERIA GEOMÉTRICA


Agora sabemos o que vem a ser a isomeria geométrica, a resposta fica fácil de ser entendida. Analisando a fórmula estrutural apresentada, podemos prever a existência de isômeros geométricos para a substância. Provavelmente, apenas um dos isômeros (o cis ou trans) deve atuar como feromônio.

O pesquisador obteve em seu laboratório o outro isômero, que, ao que tudo indica, não deve ser ativo como feromônio

De fato, pesquisas detalhadas revelaram que o isômero cis é o que atua como feromônio sexual da mosca-doméstica, enquanto o trans não tem efeito sobre os machos da espécie.

De fato, há muitos casos conhecidos que se assemelham a esse. Quando um composto com atividade biológica apresenta possibilidade de isomeria geométrica, frequentemente apenas um dos dois isômeros tem tal atividade.

2 comentários:

  1. Uilmara Machado de Melo Gonçalves7 de dezembro de 2016 às 14:47

    Legal! Mas, tenho uma dúvida: (...) o uso do feromônio sexual pode atrair os machos para armadilhas. Sem machos, deixa de haver reprodução do inseto e, consequentemente, consegue-se reduzir sua população e combater a propagação de doenças.". Mas essa diminuição de machos não provocaria um desequilíbrio e, consequentemente, um único macho acabaria copulando com um número maior de fêmeas e, após isso, as características genéticas daquele macho seriam predominantes na espécie? Entenderam-me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta Uilmara. Você analisou perfeitamente bem. Os machos sobreviventes podem copular com as fêmeas, e assim tendo somente os genes deles pode no futuro ter problemas genéticos. Mas como a mosca doméstica se reproduz rapidamente e em sua ninhada tem um número gigantesco de novas pupas, elas podem restabelecer a população, pois podem vir outras de outras regiões de outros lugares. Os insetos são bem sucedidos no mundo hoje devido a isso, a sua grande estratégia de sobrevivência e reprodução em massa, conhecidos como estrategistas R em Ecologia.

      Um grande abraço e qualquer dúvida pode perguntar, estamos a disposição,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.