O QUE É UMA BARRAGEM DE REJEITO E COMO ELA FUNCIONA?

Você sabe o que é uma barragem de rejeitos? Venha entender melhor de como é, e como funciona.

Foto: Cleverson Felix.

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Uma barragem de rejeito é uma estrutura de terra construída para armazenar resíduos de mineração, os quais são definidos como a fração estéril produzida pelo beneficiamento de minérios, em um processo mecânico e/ou químico que divide o mineral bruto em concentrado e rejeito. O rejeito é um material que não possui maior valor econômico, mas para salvaguardas ambientais deve ser devidamente armazenado.

O QUE É O REJEITO DAS BARRAGENS?


As características dos rejeitos variam de acordo com o tipo de mineral e de seu tratamento em planta (beneficiamento). Podem ser finos, compostos de siltes e argilas, depositados sob forma de lama, ou formados por materiais não plásticos, (areias) que apresentam granulometria mais grossa e são denominados rejeitos granulares.

Os rejeitos granulares são altamente permeáveis e contam com uma boa resistência ao cisalhamento, enquanto os rejeitos de granulometria fina, abaixo de 0.074 mm (lamas), apresentam alta plasticidade, alta compressibilidade e são de difícil sedimentação.

O rejeito em forma de polpa passa por três etapas de comportamento:

- Comportamento de lâmina líquida, com floculação das partículas de menor tamanho.

- Em processo de sedimentação, apresentando comportamento semilíquido e semi-viscoso.

- Em processo de adensamento, comportando-se como um solo. É importante mencionar que o rejeito não é propriamente um solo, mas para fins geotécnicos seu comportamento é considerado equivalente a de um solo com características de baixa resistência ao cisalhamento.

COMO É FEITO O TRANSPORTE E DESCARGA DE REJEITOS EM UMA BARRAGEM?


Os rejeitos são transportados em forma de polpa, sendo algumas vezes por gravidade através de canais ou por meio de tubulações, com ou sem sistemas de bombeamento, dependendo das elevações relativas entre a planta de beneficiamento e o local onde será descartado. 

O sistema de tubulação é dimensionado com base na velocidade mínima de fluxo necessária para evitar que as partículas no estado sólido do rejeito se sedimentem e obstruam a tubulação.

Esta velocidade depende tanto da densidade da polpa, como do tamanho das partículas, variando aproximadamente entre 1.5 a 3.0 m/s. Atualmente, se usam tubulações de polietileno de alta densidade (HDPE).

COMO É COMPORTAMENTO DE REJEITOS EM UMA BARRAGEM?


O rejeito passa por uma série de transformações físicas ao longo do tempo durante sua disposição.

Segregação hidráulica


A segregação hidráulica é um processo de disposição onde partículas de diferentes tamanhos são dispostas a distâncias específicas em relação ao ponto de lançamento. A segregação hidráulica apresenta um efeito direto na distribuição granulométrica e nas condições de fluxo ao longo da praia.

Evaporação


No processo de disposição de rejeitos, normalmente o intervalo de tempo entre o lançamento de camadas consecutivas é suficiente para permitir o ressecamento da camada anterior lançada (veja na Figura 3). 

À medida que o grau de saturação diminui, a sucção desenvolvida pode ser suficientemente alta para aumentar a resistência do material, formando um perfil geotécnico com características de pré-adensamento, o que contribui na minimização de recalques após o final da disposição.

Sedimentação


No momento da disposição dos rejeitos, algumas regiões da camada tornam-se mais densas que outras, dependendo do tipo de disposição. Disposições turbulentas tenderiam a provocar maiores índices de vazios nas camadas.

Adensamento


Adensamento é o processo que envolve a ocorrência de deformações e aumento da tensão efetiva no material, com o consequente aumento de sua resistência, devido à dissipação dos excessos de poropressão ao longo do tempo. A polpa depositada no reservatório possui considerável quantidade da água no momento de sua disposição, sendo fundamental a existência de um sistema de drenagem eficiente para garantir a ocorrência do adensamento.

Referência
PUC-Rio – Certificação Digital Nº 1012285/CA.

8 comentários:

  1. Como é o consumo de água pela mineradora, seu uso para transporte do minério, para a limpeza e separação de resíduos, o esgotamento de mananciais, o prejuízo para a população urbana ( pagando mais caro por uma água cada vez mais rara ), a falta de fiscalização e conivência de políticos com a empresas, multas, impostos e preços das commodities impostos pelos próprios compradores, os outros minérios que são retirados juntos com o ferro sem forma de fiscalização, o abandono de áreas já esgotadas sem devido remanejo ambiental, população afetada pela mineração irresponsável ( vaso da Bacia do Rio Doce ), barragens de rejeito prestes a se romper com riscos ainda maiores dos que já aconteceram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo, você disse tudo e pegou os pontos principais da falha que é o Brasil no setor minerário. Que no qual visa somente o lucro e não o bem estar populacional e muito menos o ambiental. É triste muito triste ter vivido para ver aquelas barragens romperem-se e seguirem rumo ao Rio Doce até o mar, matando e destruindo um ecossistema inteiro e a vida de milhares de pessoas que dependiam do Rio para sobreviver.

      Agradecemos pelo seu comentário, um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
    2. O mais triste e revoltante é que nada fizeram e aconteceu novamente mas ainda pior que a primeira vez, como vc havia comentado no final da sua publicação Bernardo Guimarães Silveira.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim infelizmente. Mesmo depois de vários avisos, parece que os governos anteriores fingiram que não ouviram.

      Excluir
  3. Isso não vai dar em nada logo outras irão entrar em colapso,o certo e esvaziar e pronto acabou começar agora estao falando em até 3 anos logo cai no esquecimento do povo tem que o governo federal ir com o exército e esvaziar junto com engenheiro capacitados e já era toma isso da vale o povo nan quer acabou

    ResponderExcluir
  4. Esses caras da vale acha que chega faz o que quer mata inocente animais acaba com ecossistemas destroi família e fica assim ,alô governo federal exército acompanha isso logo tem outra é triste saber disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, estão demorando muito para tomar essa iniciativa.... O mal do homem é a ganância acima de tudo, destroem tudo que puderem no seu caminho com o objetivo focado somente no dinheiro

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.