Você sabe o que existe dentro do cigarro?

Imagine uma substância que gera risco de derrame cerebral três vezes maior do que o normal, bronquite, enfisema pulmonar, câncer na laringe, asma e aumenta em 22 vezes o risco de câncer de pulmão.

 http://www.bioorbis.org/2016/01/o-cigarro-e-o-risco-que-oferece.html
Qual será essa substância que traz tantas cosias ruins para a saúde? Pixabay/Domínio Público.

VAMOS DESCOBRIR...

Ela também provoca aceleração dos batimentos cardíacos, aumenta o risco de infarto e de trombose, causa uma inflamação dos vasos sanguíneos, câncer no estômago, pâncreas e esôfago, além de gastrite e úlcera. Quer mais?


cigarro-mulher-fumar
Figura 2. Mulher fumando. Pixabay/Domínio Público.

Nas mulheres (Figura 2) favorece o câncer de colo do útero, menopausa precoce e menor lubrificação vaginal; nos homens prejudica a ereção e facilita a ejaculação precoce. Como se isso não bastasse, ainda provoca mau hálito, escurecimento dos dentes e o envelhecimento precoce da pele.

fumar-cigarro-perigos
Figura 3. Fumar faz mau a saúde. Pixabay/Domínio Público.

Essa substância existe e é conhecida de todos pelo nome de nicotina (Figura 4)! No cigarro estão presentes, além da nicotina, outras 4.729 substâncias, sendo 60 delas cancerígenas.



OS RISCOS DO CIGARRO EM DETALHES


A nicotina é uma substância que estimula o sistema nervoso, alterando o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Os não-fumantes geralmente sofrem enjoo, vômitos e diarreia após absorver 4 mg de nicotina. Os fumantes apresentam tolerância um pouco maior. Na fumaça de um cigarro podem existir até 6 mg de nicotina, da qual o fumante (Figura 6) absorve por volta de 0,2 mg.

nicotina-fórmula
Figura 4. Fórmula da nicotina. Fonte da imagem: infoescola

O alcatrão, por sua vez, não é uma substância, mas sim uma mistura. Quimicamente, alcatrão é o nome que se dá a uma mistura de compostos aromáticos. Sabe-se, por experiências feitas no passado com ratos, que alguns desses compostos, principalmente os hidrocarbonetos contendo anéis aromáticos condensados, são cancerígenos ou carcinogênicos (Figura 5), isto é, podem dar origem ao câncer. A forma como as substâncias cancerígenas agem no organismo ainda não está totalmente esclarecida.

Chances-de-câncer-associado-a-fumo
Figura 5. Chances de câncer associado ao fumo. Fonte da imagem: adaptado de ORLANDO, 1997.

A mistura denominada alcatrão não vem exclusivamente do cigarro. Podemos também obtê-la a partir do carvão mineral, sendo útil para a indústria química. Devido ao alcatrão, é comum a ocorrência de câncer entre os trabalhadores das minas de carvão.

pulmão-não-saudáveis-fumante
Figura 6. Pulmões não-saudáveis de uma indivíduo fumante (radiografia com cor artificial). Fonte da imagem: wagnermoraes


Referências 
S.S. Mader, Biology. 6 ed. New York, WCB/McGraw-Hill, 1998, p. 799 J. Goodenough et al. Human Biology. Personal, Enviromental, and Social Concerns. Orlando, Saunders, 1997, p. 402.
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.

Para finalizar veja um vídeo do canal Drauzio Varella, sobre Males do cigarro na juventude | Drauzio Comenta #83:




E VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+: 

 https://plus.google.com/collection/0LmdQB https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    se o fumante levasse a sério as publicações sobre o cigarro e as consequências uso do mesmo para ele, que são doenças que podem levar a morte, com certeza não fumariam mais, pois prejudica os não fumantes também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite acesso livre,

      Com certeza, eles estão prejudicando a si mesmos e aos outros também, devido que a fumaça expelida de seus pulmões são mais danosas do que a ingerida.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir