Você sabe o que existe dentro do cigarro?

Imagine uma substância que gera risco de derrame cerebral três vezes maior do que o normal, bronquite, enfisema pulmonar, câncer na laringe, asma e aumenta em 22 vezes o risco de câncer de pulmão.

 http://www.bioorbis.org/2016/01/o-cigarro-e-o-risco-que-oferece.html
Qual será essa substância que traz tantas cosias ruins para a saúde? Fonte da imagem: pixabay.

VAMOS DESCOBRIR...

Ela também provoca aceleração dos batimentos cardíacos, aumenta o risco de infarto e de trombose, causa uma inflamação dos vasos sanguíneos, câncer no estômago, pâncreas e esôfago, além de gastrite e úlcera. Quer mais?


Fonte da imagem: pixabay.

Nas mulheres favorece o câncer de colo do útero, menopausa precoce e menor lubrificação vaginal; nos homens prejudica a ereção e facilita a ejaculação precoce. Como se isso não bastasse, ainda provoca mau hálito, escurecimento dos dentes e o envelhecimento precoce da pele.


Fonte da imagem: pixabay.

Essa substância existe e é conhecida de todos pelo nome de nicotina! No cigarro estão presentes, além da nicotina, outras 4.729 substâncias, sendo 60 delas cancerígenas.




OS RISCOS DO CIGARRO EM DETALHES

A nicotina é uma substância que estimula o sistema nervoso, alterando o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea. Os não-fumantes geralmente sofrem enjoo, vômitos e diarreia após absorver 4 mg de nicotina. Os fumantes apresentam tolerância um pouco maior. Na fumaça de um cigarro podem existir até 6 mg de nicotina, da qual o fumante absorve por volta de 0,2 mg.

Fonte da imagem: infoescola

O alcatrão, por sua vez, não é uma substância, mas sim uma mistura. Quimicamente, alcatrão é o nome que se dá a uma mistura de compostos aromáticos. Sabe-se, por experiências feitas no passado com ratos, que alguns desses compostos, principalmente os hidrocarbonetos contendo anéis aromáticos condensados, são cancerígenos ou carcinogênicos, isto é, podem dar origem ao câncer. A forma como as substâncias cancerígenas agem no organismo ainda não está totalmente esclarecida.

Fonte da imagem: adaptado de ORLANDO, 1997.

A mistura denominada alcatrão não vem exclusivamente do cigarro. Podemos também obtê-la a partir do carvão mineral, sendo útil para a indústria química. Devido ao alcatrão, é comum a ocorrência de câncer entre os trabalhadores das minas de carvão.

Pulmões não-saudáveis de uma indivíduo fumante (radiografia com cor artificial). Fonte da imagem: wagnermoraes


Referências 
S.S. Mader, Biology. 6 ed. New York, WCB/McGraw-Hill, 1998, p. 799 J. Goodenough et al. Human Biology. Personal, Enviromental, and Social Concerns. Orlando, Saunders, 1997, p. 402.
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.


E VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+: 

 https://plus.google.com/collection/0LmdQB https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

3 comentários:

  1. Boa tarde,
    se o fumante levasse a sério as publicações sobre o cigarro e as consequências uso do mesmo para ele, que são doenças que podem levar a morte, com certeza não fumariam mais, pois prejudica os não fumantes também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite acesso livre,

      Com certeza, eles estão prejudicando a si mesmos e aos outros também, devido que a fumaça expelida de seus pulmões são mais danosas do que a ingerida.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir