Gênios da Ciência: Aristóteles

A metafísica.


 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2016/03/aristoteles.html

VAMOS CONHECÊ-LO...

Nome: Aristóteles

Nascimento: 384 a.C.
Local: Estagira, Calcídica, Grécia Antiga

Morte: 322 a.C. (62 anos)
Local: Cálcis, na ilha Eubeia

Área: Filosofia

Influências: Parmênides, Sócrates, Platão, Heráclito, Domócrito

Influenciados: Virtualmente toda a filosofia ocidental, Alexandre o Grande, Avicena, Averróis, Maimônides, Alberto Magno, Tomás de Aquino, Duns, Scotus, Ptolomeu, Copérnico, Galileu Galilei e a maior parte da filosofia islâmica, filosofia judaica e filosofia cristã, e a ciência em geral

Escola/tradição: Escola peripatética, aristotelismo

Interesses: Física, matemática, poesia, teatro, música, retórica, política, governo, ética, biologia, zoologia

Ideias notáveis: Doutrina do meio-termo, razão, lógica


Ἀριστοτέλης


Platão-Aristóteles
Platão e Aristóteles na escola de Atenas (1509 - 1510), pintura de Rafael Sanzio. Fonte da imagem: Wikipédia.

Sua participação na história do pensamento foi tão importante que a velha Física é comummente conhecida como Física aristotélica. No modelo de universo apresentado por ele, Terra não se move, ocupa um lugar central e privilegiado, com todos os astros girando ao seu redor, inclusive o Sol.




Mas em que se baseava ele para fazer essa afirmação?

Aristóteles acreditava que todos os objetos encontrados na natureza seriam compostos de quatro elementos: ar, terra, fogo e água. Observou que alguns objetos são leves e outros pesados, considerando que tais propriedades eram determinadas pela quantidade de um dos elementos que os compunham: a terra seria naturalmente pesada, o fogo naturalmente leve, a água e o ar intermediários entre os dois extremos.

quatro-elementos
Os quatro elementos fundamentais segundo Aristóteles. Fonte da imagem: Wikipédia.

Então, um objeto naturalmente pesado, como uma pedra, teria um movimento natural para baixo; a fumaça, naturalmente leve, teria um movimento natural para cima. Quanto aos corpos celestes, estes seriam constituídos de éter




Para Aristóteles, o movimento natural de um corpo feito de éter seria circular, o que explicava o movimento dos astros ao redor da Terra, como se fossem balões.

escola-Atenas
Em 335 a.C. Aristóteles funda sua própria escola em Atenas, em uma área de exercício público dedicado ao deus Apolo Lykeios, daí o nome LiceuA escola de Aristóteles, afresco de Gustav Adolph Spangenberg, 1883-1888. Fonte da imagem: Wikipédia.

Essa teoria da Terra fixa no centro do universo (chamada sistema geocêntrico) chegou a ser contestado na própria Antiguidade (no século III a.C.) por Aristarco (de Samos, colônia da Jônia). 




Sua hipótese era que o centro da esfera estrelada seria ocupado pelo Sol (sistema heliocêntrico); os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas ao seu redor. Apesar de muito popular, essa ideia causou escândalo nos meios filosóficos da época.

Aristóteles
Aristóteles ensinando Alexandre, o Grande. Pintura de Charles Laplante. Fonte da imagem: Wikipédia.

Os filósofos gregos foram os primeiros a explicar, através da razão, a natureza e os fenômenos que nela ocorrem. Essa passagem do pensamento mítico e fantasiosos para o pensamento racional foi dando à Filosofia uma certa base científica. E até o século XVII, Filosofia e ciência caminharam juntas.



Referência
PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.

Para finalizar veja um vídeo do canal Stoodi, sobre Filosofia - Introdução a Aristóteles:



E NÃO DEIXE DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO G+, ONDE VOCÊ NÃO PERDE NENHUMA ATUALIZAÇÃO (CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS):

 https://plus.google.com/u/0/collection/Ut3sQB https://plus.google.com/u/0/collection/IPIdQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário