Copérnico

A teoria heliocêntrica.

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2016/03/copernico.html
Nicolau Copérnico. Fonte da imagem: infoescola.

VAMOS CONHECÊ-LO...
Nome: Nicolau Copérnico

Nascimento: 19 de fevereiro de 1473
Local: Torún, Prússia Real

Morte: 24 de maio de 1543 (70 anos)
Local: Frombork, Prússia Real

Nacionalidade: Polaco – Polonês

Área: Astronomia, Matemática

Teoria: Heliocentrismo


O primeiro livro que escreveu foi “Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste”, sendo que não se sabe ao certo o ano em que foi escrito. A publicação de seus comentários foi adiada inúmeras vezes pelo próprio Copérnico, pois este temia as reações da Igreja Católica. Porém, sua teoria se tornava cada vez mais conhecida.

HISTÓRIA E VIDA

Em 1539, Copérnico conhece um jovem matemático alemão chamado Georg Joachim von Lauchen, mais conhecido como Rheticus. Esse jovem o incentiva a prosseguir com seus estudos, e passa dois anos trabalhando com Copérnico. Em 1540, Copérnico e Rheticus publicam o "Prima Narratio", uma espécie de informativo que relatava as investigações realizadas por eles.

Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, por Jan Matejko. Fonte da imagem: wikipedia.


A teoria completa de Copérnico foi enviada para publicação por intermédio de Rheticus, em 1541. Porém, o livro "Das Revoluções dos Corpos Celestes" só foi impresso por volta de 1543, com várias alterações não autorizadas pelo autor. Copérnico faleceu em maio desse mesmo ano, tendo em seu poder o manuscrito original da obra.

HELIOCENTRISMO

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.


Folha de rosto do livro De revolutionibus orbium coelestium. Fonte da imagem: wikipedia.

Naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas. Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por parte do clero católico.

De fato, membros importantes da cúpula da Igreja ficaram positivamente impressionados pela nova proposta e insistiram para que essas ideias fossem mais desenvolvidas. Contudo, a defesa, quase um século depois, por Galileu Galilei da teoria heliocêntrica vai deparar-se com grandes resistências no seio da mesma Igreja Católica.

Referências
Sites: infoescola
PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.

E VENHA SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO G+, É SÓ CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO PARA ACESSAR OS LINKS:

 https://plus.google.com/collection/IPIdQB https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário