Pitágoras

O teorema de Pitágoras.


 http://www.bioorbis.org/2016/03/pitagoras.html
Pitágoras. Fonte da imagem: acervofilosofico.

VAMOS CONHECÊ-LO...

Nome: Pitágoras de Samos

Nascimento: ca. 571 a.C. – 570 a.C.
Local: Samos

Morte: ca. 500 a.C. – 490 a.C.

Área: Matemática, Metafísica, Música

Teorias/trabalhos: Teorema de Pitágoras, Proporção áurea, Música Universalis

Influências: Filolau, Alcmeón, Parmênides, Platão, Euclides, Empédlocles, Hipaso, Kepler.


Ὁ Πυθαγόρας ὁ Σάμιος

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2016/03/pitagoras.html
Busto de Pitágoras. Fonte da imagem: contandoemnumeros.

Nascido na ilha grega de Samos, sua mãe se chamava Pythais e seu pai Mnesarchus era um mercador da cidade de Tiro, além de Pitágoras havia outros dois ou três filhos. Pitágoras passou a infância em Samos embora tenha viajado bastante com seu pai; ele foi treinado pelos melhores professores, alguns deles filósofos. Tocava Lira, aprendeu aritmética, geometria, astronomia e poesia. Foi orientado na cidade grega de Mileto por um dos maiores filósofos pré-socráticos: Tales de Mileto.



No entanto, suas ideias revolucionárias para a época o levaram a ser perseguido. Nesse momento, mudou-se para Crotona (sul da Itália) região conhecida como Magna Grécia. Foi ali que fundou uma escola de caráter místico-filosófico que ficou conhecida como “Escola Pitagórica”.

Entretanto, foi perseguido novamente, deixando Crotona e partindo para o Egito, onde ao observar as pirâmides, criou o Teorema de Pitágoras. O filósofo faleceu em Metaponto, na região sul da Itália, em 490 a.C. com aproximadamente 80 anos.

PITAGORISMO

Segundo Pitágoras, os números são a base da vida na terra. Mediante suas ideias surge o Pitagorismo (ou Escola Pitagórica), sendo os pitagóricos seus seguidores, dos quais se destacam: Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa. Na escola, ele ministrou aulas nas áreas matemática (aritmética e geometria), astronomia, música, filosofia, política, religião e moral.


Segundo o matemático grego, os números representavam a harmonia e a ordem, ou seja, eram considerados a essência de todas as coisas. Essa teoria de Pitágoras surgiu da observação entre a harmonia dos acordes musicais.


Pitágoras, pormenor d'A escola de Atenas de Rafael (1509) . Fonte da imagem: wikipedia.

Os pitagóricos acreditavam que essa concepção não era meramente matemática, mas também mística e espiritual. Nesse sentido, eles desenvolveram uma concepção espiritual da existência humana, donde a alma é libertada do corpo após a morte. Ou seja, eles acreditavam na reencarnação e no desenvolvimento das virtudes humanas enquanto a alma estava aprisionada ao corpo durante a vida.

Como resultado, os homens poderiam reencarnar numa forma de existência mais elevada, conforme as virtudes conquistadas durante a trajetória terrena. Além do famoso "Teorema de Pitágoras", os pitagóricos descobriram os números figurados e os números perfeitos.


Na área da astronomia, Pitágoras também avançou com questões sobre a esfericidade do planeta Terra e o deslocamento dos astros utilizando conceitos matemáticos. Essa teoria baseada num cosmo harmônico ficou conhecida como “Teoria da Harmonia das Esferas”.

TEOREMA DE PITÁGORAS


Um dos mais importantes teoremas da geometria é o Teorema de Pitágoras. É representado pela fórmula (c²= a²+b²) sendo seu enunciado descrito da seguinte maneira:





Teorema de Pitágoras: wikipedia.

“No triângulo retângulo, composto por um ângulo interno de 90° (ângulo reto), a soma dos quadrados de seus catetos corresponde ao quadrado de sua hipotenusa.”


Referências

Para finalizar veja um vídeo do canal Conhecimentos da Humanidade sobre ele:


E VENHA SEGUIR NOSSA COLEÇÃO DOS GÊNIOS DA CIÊNCIA NO GOOGLE+:

 https://plus.google.com/collection/IPIdQB

Comentários