sexta-feira, 18 de março de 2016

Sócrates

A maiêutica.

 http://www.bioorbis.org/2016/03/socrates.html
Sócrates. Fonte da imagem: theconversation.

VAMOS CONHECÊ-LO...

Nome: Sócrates

Escola/Tradição: Filosofia grega

Data de nascimento: ca. 469 a.C. ou 470 a.C.
Local: Atenas

Morte: 399 a.C. (70 anos)
Local: Atenas

Principais interesses: Epistemologia, ética

Influenciado por: Parmênides

Influências: Maior parte da Filosofia ocidental posterior, mais especificamente, Platão, Aristóteles, Aristipo, Antístenes

Σωκράτης

 https://bio-orbis.blogspot.com.br/2016/03/socrates.html
Fonte da imagem: austrianartblog.

Através de sua representação nos diálogos de seu estudante ou professor, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático (elenchus).

Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido.


Costumava discutir Filosofia em praça pública. Interpelava os transeuntes que julgavam conhecer determinados assuntos, fazendo-lhes perguntas que não sabiam responder.

Fonte da imagem: textosparareflexao.

Resultado: fez muitos inimigos, sendo julgado subversivo, pois desnorteava as pessoas e perturbava a ordem do conhecimento estabelecido.

Acabou condenado à morte, acusado de heresia (doutrina ou ideias contrárias às crenças da Igreja ou ao pensamento oficial do Estado) e de corromper a juventude. Sua preocupação como pensador voltou-se para a ética (estudo que procura qualificar a conduta humana como boa ou má) e para o relacionamento entre os homens. Não se preocupou em entender o mundo físico.

Referências: PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.

E NÃO DEIXEM DE SEGUIR NOSSA COLEÇÃO NO GOOGLE+:

 https://plus.google.com/collection/IPIdQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário