QUAL A DIFERENÇA ENTRE PEIXES ANÁDROMOS E CATÁDROMOS?

Vida nos rios e lagos para a vida no mar e também em vise e versa. Os peixes em sua luta pela sobrevivência.

Imagem de Brigitte Werner por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Peixes eurialinos, anádromos, catádromos, qual a diferença?


A maioria dos peixes é estenoalina; podem tolerar apenas uma pequena faixa de variação de salinidades. Alguns poucos peixes são eurialinos; toleram grandes mudanças de salinidade e podem, de fato, migrar entre a água doce e a marinha.

Peixes anádromos eclodem na água doce, migram para a água salgada onde amadurecem e, depois, retornam para água doce para se reproduzir. O salmão é um exemplo. Dependendo da espécie, os peixes anádromos passam um ou vários anos no mar, se alimentando e crescendo, depois, voltam par seu rio natal onde se reproduzem.

Peixes catádromos migram na direção oposta, da água salgada para a doce. As enguias europeias e americanas, Anguilla, são exemplos. Amadurecem em rios e migram para o oceano para se reproduzirem.

Embora os peixes eurialinos passem parte de suas vidas na água doce e parte na água salgada, a transição de um ambiente para outro não pode ser abrupta. Um período de ajuste, normalmente envolvendo várias semanas na água salobra, frequentemente é necessário para permitir a aclimatação.

Quando esses peixes nadam para a água doce, o maior desafio fisiológico é lidar com a perda de sais através das brânquias. Peixes marinhos estenoalinos colocados em água doce não conseguem compensar a alta permeabilidade de suas brânquias ao sal. O sal escapa continuamente e os peixes morrem. Peixes eurialinos desenvolvem uma permeabilidade reduzida ao sal e sobrevivem.

Outros desafios para os peixes na luta pela sobrevivência


Além desses peixes enfrentarem as próprias dificuldades para se aclimatarem pela mudança abruta de ambiente, eles tem que enfrentar a competição por território e também a luta contra predadores eminentes.

Mas isso tudo é por uma boa causa e vital para a sobrevivência das futuras gerações que eles carregam dentro de seus corpos. Muitos morrem, mas os que tem sucesso serão os darão vida para futuras gerações que um dia enfrentaram o mesmo caminho e as mesmas dificuldades dos desafios da sobrevivência na natureza. 

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.