CONHEÇA QUAIS AS PLANTAS QUE PODEM PURIFICAR O AR DA SUA CASA

Conheça plantas que podem se tornar suas aliadas para aumentar a qualidade do ar em ambiente fechados, como seu quarto ou escritório.

VAMOS DESCOBRIR...

Antes de começar a postagem, tem um curso muito bom para você aprender a cuidar de plantas em sua casa, clique na imagem ou no link abaixo para acessar:

CURSO CASA COM PLANTAS


AS PLANTAS, AMIGAS FORA E DENTRO DE CASA


Quem vive em grandes cidades sofre com a má qualidade do ar no dia a dia. Nesses locais não é raro encontrar caos de pessoas com problemas respiratórios, como asma ou bronquite.

Para melhorar a situação, a Agência Espacial Norte-Americana, a NASA, fez um estudo detalhado sobre diversas plantas que purificam o ar da casa. A pesquisa, iniciada em 1989, considerou as principais características das plantas, a facilidade de encontra-las e também como reagem em contato com os poluentes presentes no ar, como xileno, benzeno, tricloroetileno, amoníaco e formaldeído.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “síndrome do edifício doente” é um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados.

De acordo com o biólogo botânico Marcus Medeiros, da Universidade Ferlagos, no Rio de Janeiro, esses vegetais têm a capacidade de absorver toxinas e revertê-las em oxigênio. “São plantas que se adaptam bem a ambientes fechados, com pouca ventilação e onde a luz solar não é tão forte. São muito bem-vindas para melhorar a qualidade do ar respiração e, claro, fazem bem aos olhos no sentido decorativo”, diz Marcus.

Agora vamos as espécies para você conhecer e depois de terminar de ler todo o artigo já poderá ir compra-las:

Jiboia (Epipremnum aureum)


Imagem de Luisella Planeta LOVE PEACE 💛💙 por Pixabay 

Conhecida pelos nomes comuns de jiboia ou hera-do-diabo, é uma planta da família das Araceae, originária das Ilhas Salomão. A espécie é uma trepadeira sarmentosa, de até 10 metros de comprimento, com flores insignificantes e propagação por estaquia de ramos. É uma espécie de planta folhosa.

Muito resistente, não requer grandes cuidados, no qual é bastante utilizada em escritórios, lojas e outros locais públicos. Sendo só necessário regá-la quando a terra está seca. Adapta-se facilmente a temperaturas entre 17 °C e 30 °C. Como purificadora é eficaz na absorção de substâncias como formaldeído, xileno e benzeno.


Areca-bambu ou palmeira de jardim (Chrysalidocarpus lutescens)


Fonte da imagem: KENPEI, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A areca-bambu, ou palmeira de jardim (Chrysalidocarpus lutescens), é uma palmeira, nome comum da família Arecaceae. Originária de Madagascar, anteriormente conhecida como Areca lutescens, produz tufos de caules avermelhados que suportam folhas arqueadas em pecíolos laranja-amarelados de 60 cm de comprimento. Suas folhas medem cerca de 1,50 m de altura podendo medir cerca de 90 a 120 cm de comprimento.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)


Imagem de Ireneusz Gawliński por Pixabay 

É uma planta da família Araceae, muito conhecida pelo uso de suas flores para decoração. Seu nome científico é baseado no nome de Gustav Wallis, colecionador de plantas alemão. Foi descoberta no século XIX na América Central.

O lírio-da-paz é uma das melhores plantas purificadoras. Ele remove todos os compostos orgânicos voláteis do ar e o purifica até mesmo se alguém tiver fumando no recinto.

Gérbera (Gerbera jamesonii)


Imagem de Nile por Pixabay 

Para dar aquela oxigenada, a gérbera é uma ótima opção. O oxigênio liberado por ela melhora a qualidade do ar e ajuda a combater a insônia. É recomendado manter um vasinho sempre perto da cama.

Cultivada em grupos como planta de bordadura ou em conjuntos isolados, a pleno sol, em canteiros estercados e bem preparados. Presta-se com excelência para a modalidade de flor de corte, utilizada também em arranjos e buquês.

Clorofito (Chlorophytum comosum)


Imagem de Ferdowsi Akter por Pixabay

A clorofito, além de remover o formaldeído e o xileno do ar, é bastante usada para decoração.

O clorofito é uma planta herbácea de pequeno porte, muito semelhante a uma grama. Suas folhas, dispostas em roseta, são longas, com cerca 30 cm de comprimento, recurvadas, macias, brilhantes e verdes na espécie típica.

No entanto, as cultivares mais conhecidas e populares são as variegadas, que apresentam folhas com listras longitudinais brancas ou amareladas nas margens ou no centro. As flores brancas e pequenas surgem em inflorescências longas no verão, mas tem pouca importância ornamental. Após a floração e frutificação, formam-se pequenas mudas de clorofito ao longo das inflorescências.

Espada-de-são-jorge (Sansevieria laurentii)


Imagem de hartono subagio por Pixabay 


É uma planta de enorme resistência, podendo sobreviver bem a falta d’água, sol direto e épocas de frio, portanto não será difícil fazer com que ela cresça saudável sempre. Basta que cultive-a em lugar de boa luminosidade, independentemente de ser luz direta ou indireta, solo adubado com um pouco de fertilizante orgânico e regas esporádicas para que o solo não fique seco por completo, geralmente em dias alternados é suficiente. 

A espada-de-são-jorge é outra planta que libera oxigênio à noite, além de absorver dióxido de carbono. Ela é bastante prática, pois não precisa de muita luz ou água para crescer e foi eleita pela NASA a planta mais versátil para se criar no espaço.

Hera-inglesa (Hedera helix)


Imagem de Nika Akin por Pixabay 

A hera (Hedera helix) é uma planta trepadeira do gênero Hedera, família Araliaceae. É natural da Europa Central e Ocidental.

Se o ar está seco e difícil de respirar, é possível umidificar o ambiente de forma natural, sem uso de aparelhos. Basta colocar no ambiente um vaso com a planta hera-inglesa. Além de deixar o ambiente mais bonito, ela é uma poderosa purificadora e elimina quase todos os compostos tóxicos, menos amônia.

Palmeira-bambu (Chamaedorea seifrizii)


Fonte da iamgem: Wikipedia/ KENPEI, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


A palmeira-bambu fica muito bem na decoração e é ideal para ser colocada ao lado de armários, pois absorve compostos químicos liberados por alguns tecidos, como o xileno e o formaldeído.

Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)


Imagem de Ngoc Huy Nguyen por Pixabay 


Além de ser uma planta muito bonita, com belas flores, o crisântemo é, junto com o lírio-da-paz, a planta que mais remove toxinas do ar. Elegante e muito útil para a casa.

Pau-d’água (Dracaena massangeana)


Fonte da imagem: Wikipedia/Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons


Essa pela plantinha filtradora de ar, tem um crescimento lento e é ideal para salas e escritórios. Deve-se evitar expor a luz do sol e regar bastante para que o solo esteja constantemente úmido.

Dracena-janet-craig (Dracaena deremensis)


Fonte da imagem: Wikipedia/This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.


Essa planta, também é muito útil para limpar toxinas que causam irritação. Contudo, essa é a mais fácil de cultivar: seu crescimento é lento e melhor se a planta ficar em um ambiente com pouca luz.

Dracena-de-Madagascar (Dracena marginata)


Fonte da imagem: Wikipedia/ Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons


A dracena-de-Madagascar filtra xileno, tricloroetileno, benzeno e formaldeídos. Também é uma boa opção para decoração, com uma folhagem brilhante. Ela precisa de bastante cuidado para crescer. Quem tem cachorro deve evita-la, já que é muito tóxica para eles.

Fícus (Ficus benjamina)


Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay 

O fícus purifica e limpa toxinas do ar. Ele pode crescer até 30 metros de altura, mas se recomenda deixa-lo dentro de casa. Deve-se lembrar de regar sempre para manter a terra bem úmida e deixá-lo um período do dia tomando sol.

Café-de-salão (Aglaonema modestum)


Imagem de Muhamad Iksan por Pixabay 

Uma ótima opção para filtra o ar é o café-de-salão. Ela pode crescer em ambientes com pouca luz, mas não se dá bem em locais secos ou com ar-condicionado.


4 comentários:

  1. Muito bom saber q essas plantas sao otimas para ficar dentro de um apartamento. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela,

      Nós que agradecemos pelo comentário e por ter gostado.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir
  2. Tenho algumas, mas prefiro que fiquem fora de casa! Somente o Lírio-da-paz procuro ter sempre e tenho alguns que sempre ficam dentro de casa!Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Uilmara,

      Nós que agradecemos pelo comentário e por ter gostado.

      Um grande abraço,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.