As bactérias super-resistentes

Acredita-se que antes da descoberta dos antibióticos, de cada dez pessoas acometidas por infecção grave, oito morriam.

 http://bio-orbis.blogspot.com/2017/10/as-bacterias-super-resistentes.html
Fonte da imagem: stknews.

VAMOS DESCOBRIR...

Essas substâncias trouxeram um grande alívio, uma vez que sua descoberta supôs que o homem finalmente dispunha de “balas mágicas” para combater qualquer tipo de bactéria causadora de doença. No entanto, logo surgiram relatos de resistência bacteriana aos antibióticos.

Staphylococcus aureus. Fonte da imagem: Wikipedia.

Uma das mais conhecidas bactérias causadoras de infeção hospitalar, o Staphylococcus aureus, apresenta resistência múltipla a vários antibióticos, exceto à vancomicina, uma droga de última geração, de combate à bactéria.

Vancomicina. Fonte da imagem: Panorama.

A situação é preocupante porque bactérias conhecidas como Enterococcus, aparentadas ao S. aureus, já apresentam resistência inclusive à vancomicina e podem transferir o gene para resistência ao S. aureus.

Para muitos cientistas, a situação lembra uma corrida: os antibióticos partiram na frente das bactérias, sofreram algumas ultrapassagens, voltaram eventualmente à dianteira, mas estão ficando para trás novamente. Será que a batalha contra as bactérias poderá ser um dia vencida?

Enterococcus. Fonte da imagem: Petnet.

A transmissão de resistência por meio de métodos de reprodução sexuada constitui uma séria ameaça e nos deve fazer refletir cada vez mais sobre a necessidade de usar corretamente os antibióticos.

Fonte: AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. Classificação, estrutura e função nos seres vivos. Editora Moderna. Volume 2. 1ª edição. 1998.
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.

E VENHAM SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+, ONDE CADA UMA DE NOSSAS POSTAGENS ESTÃO EM CATEGORIAS, PARA ACESSAR BASTA CLICAR NAS IMAGENS ABAIXO E SEGUIR:

 https://plus.google.com/collection/0LmdQB https://plus.google.com/collection/YNjvQB https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

2 comentários:

  1. Excelente texto. Faltou comentar que um outro grupo de bactérias as gram negativas, estão desenvolvendo resistência a tudo e aqui no Brasil são até mais graves do que o S aureus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Agradecemos muito pelo seu comentário e também por ter gostado de nosso artigo. Verdade, as bactérias gram negativas, tais como os 'S. aureus', causam bastante terror na vida de muita gente. Mas temos vários outros artigos aqui no blog que citamos elas.

      Um grande abraço.

      Equipe BioOrbis.

      Excluir