COMO OS PEIXES DAS PROFUNDEZAS DO OCEANO PRODUZEM LUZ?

Você provavelmente já assistiram ao filme Procurando Nemo, ou já viu em algum documentário aqueles peixes que vivem em total escuridão e possuem uma luzinha em uma antena. Então vejam como eles produzem essa luz fascinante.

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Confira um E-book somente sobre Biologia Marinha, que é uma coletânea temática sobre os principais temas sobre Introdução à Biologia Marinha, organizada com artigos publicados na Revista Biologia Marinha ISSN 2595-931X. Clique no link abaixo ou na imagem para acessar:



Nas profundezas do oceano


Muitos peixes carregam sua própria fonte de luz em estruturas especializadas denominadas órgãos de luz ou fotóforos. Os próprios peixes não produzem luz, ao contrário, carregam bactérias bioluminescentes simbióticas em bolsas de pele especialmente projetadas.

Essas bolas de bactérias brilham continuamente, portanto, para apagar a luz, os peixes dobram essas estruturas dentro de um bolso revestido de perto e suspendem uma cobertura como uma janela sobre elas, ou puxam as bolsas para dentro de seu corpo.

Os peixes de água doce não têm órgãos de luz, porém, tais órgãos estão presentes em muitas espécies marinhas. Nas profundidades oceânicas em que não chega a luz natural, muitos peixes têm órgãos de luz.

Entretanto, os órgãos de luz não estão restritos para espécies de profundidade. Muitos peixes marinhos de águas rasas que são presumivelmente ativos à noite também possuem órgãos de luz.

Os órgãos bioluminescentes


Os órgãos de luz são empregados em diversos papéis. Fechando e abrindo a cobertura sobre seus órgãos de luz, algumas espécies produzem flashes característicos utilizados na sinalização entre membros da mesma espécie como parte da comunicação sexual ou no comportamento de formar cardumes.

Durante a fase diurna, peixes que estejam acima de 1.000 m do oceano têm a sua silhueta facilmente visível quando vistos por baixo contra o claro céu acima.

Para camuflar suas formas para predadores ou presas que ficam abaixo deles, produzem um brilho que combina a cor de seu corpo com a luz vinda de cima. Isso é conseguido projetando órgãos de luz a partir de divertículos do intestino. A luz suave que é emitida ilumina a superfície ventral do peixe.

Órgãos de luz também são utilizados extensivamente na alimentação. Formam armadilhas nas pontas de barbilhões ao redor ou na boca. Os peixes da família Anomalopidae utilizam os órgãos de luz em suas cabeças para iluminar sua presa. Além das armadilhas que atraem as presas, os fotóforos podem expelir nuvens de bactérias bioluminescentes na água circundante para confundir os predadores.

Alguns peixes levaram isso um passo adiante. Em grandes profundidades, os pigmentos visuais da maioria dos peixes são sensíveis apenas aos azuis e verdes.

O peixe-dragão (Pachystomias). Fonte da imagem: Wikipedia/derivative work: Una Smith Photostomias.jpg: Edith Widder/HBOI, Public domain, via Wikimedia Commons

Entretanto, Pachystomias tem um órgão de luz que emite luz vermelha com pigmentos da retina sensíveis a vermelho que lhe permite, mas não à sua presa, ver a luz. Consequentemente, pode iluminar de vermelho sua presa sem alertá-la.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.