QUEM É O VÍRUS BACTERIÓFAGO? ELE É PERIGOSO PARA NÓS?

Não, ele não é perigoso para nós humanos, mas já para as bactérias, acho melhor elas saírem correndo dele.

Imagem de Raman Oza por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

E antes de começar a postagem confira esse eBook onde nós vamos te ensinar a variedade de vírus existentes em nosso planeta. Para uma vida mais saudável é importante você conhecer outros tipos de vírus que estão em nosso cotidiano, para que possa se prevenir contra eles. Esse livro irá te ensinar de que maneira você pode contribuir com sua saúde simples e fácil. Tenha uma imunidade blindada, e se proteja contra vírus.

Clique no link abaixo ou na imagem para ir para o site da Hotmart:




Leia também:

Anatomia do vírus comedor de bactérias


Possui uma estrutura peculiar e exclusiva, formada por uma carapaça proteica de aspecto geométrico, dotada de uma cauda na qual há fibras de fixação, de “ancoragem”, específicas da parede bacteriana.

No interior da carapaça existe uma molécula de DNA e, na causa, há uma proteína que fará contato com proteínas da membrana plasmática da bactéria. O encontro do bacteriófago com a bactéria é meramente casual e as fibras de fixação prendem o vírus à parede.

A cauda do vírus atravessa a membrana esquelética da bactéria e uma proteína da cauda estabelece contato com a membrana plasmática bacteriana.

Ocorre o ingresso apenas do DNA no hialoplasma, ficando a carapaça do lado de fora. Normalmente, após curto intervalo de tempo, o DNA viral assume o comando da célula e inicia duplicações sucessivas à custa de substâncias da bactéria. Simultaneamente, ribossomos bacterianos efetuam a síntese de proteínas virais.

Ocorre a montagem de novos vírus e, sob a ação de enzimas líticas ocorre a lise (destruição) da bactéria com a liberação de dezenas de vírus, apenas meia hora após o ingresso do vírus que iniciou o processo.

Qual a importância do vírus bacteriófago na medicina?


Desde o início do século passado, bacteriófagos têm sido utilizados para combater infecções bacterianas, tratamento hoje conhecido como “fagoterapia”. A ideia é simples: os bacteriófagos infectam as bactérias do paciente, matando-as e acabando com a doença.

Antes da descoberta dos antibióticos, haviam investigações consideráveis sobre bacteriófagos como tratamento para doenças bacterianas humanas. Bacteriófagos atacam apenas seus hospedeiros bacterianos, não células humanas, portanto, eles são potencialmente bons candidatos para tratar doenças em humanos.

Referência
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. Classificação, estrutura e função nos seres vivos. Editora Moderna. Volume 2. 1ª edição. 1998.
UZUNIAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra. Prêmio Jabuti, 2002.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Flavio,

      Que bom que gostou de nossa postagem, e agradecemos muito pelo comentário. Continue ligado que muito mais vem por ai.

      Abraços,

      Equipe BioOrbis.

      Excluir

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.