COMO SÃO FORMADAS AS ONDAS DO MAR?

Você está na praia, relaxando e curtindo o vento vindo do mar, vendo as ondas você para e pergunta, como será que elas se formam?

Imagem de Pexels por Pixabay 

VAMOS DESCOBRIR...

 
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Como a água está distribuída em nosso planeta?


A água distribui-se na atmosfera e na parte superficial da crosta até a uma profundidade de aproximadamente 10 km abaixo da interface atmosfera/crosta, constituindo a hidrosfera, que consiste em uma série de reservatórios como os oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor de água atmosférica, água subterrânea e água retida nos seres vivos. 

O constante intercâmbio entre estes reservatórios compreende o ciclo da água ou ciclo hidrológico, movimentado pela energia solar, e representa o processo mais importante da dinâmica externa da Terra.

E as ondas do mar, como se formam?


A maioria das ondas do oceano, formam-se a partir dos ventos na superfície do oceano. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares.

Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda. Se a ondulação formada ainda for pequena e o vento parar de soprar, as ondas somem com ele.

Agora, se o vento continuar, essa ondulação vai ficando mais alta, mais comprida e mais rápida até formar as ondas que conhecemos. E, mesmo que o vento pare, ela continua se propagando até chegar na areia. Mas, para isso acontecer, o vento precisa soprar por um tempo e percorrer uma longa distância na superfície, que é chamada de pista. Por esse motivo, em uma lagoa, não existem ondas grandes como no mar, por exemplo. Pois não há pista suficiente para que elas aumentem.

Algumas ondas surgem de tremores ocorridos nas profundezas do oceano ou até mesmo de eventos externos vindos da natureza, como algo pesado que caia sobre as águas do mar. A maneira de propagação continua a mesma, o que muda neste caso é apenas sua origem.

Quais as partes de uma onda?


A onda é composta basicamente por três partes: a crista, o cavado e a área de rebentação. A crista é a parte mais alta da onda, o cavado é a base da estrutura que sustenta a onda e a área de rebentação, como o próprio nome já diz, é onde a onda, geralmente, se quebra.

Por que uma onda se quebra?


A medida que ela vai percorrendo a superfície do mar em direção à costa, a crista vai ficando cada vez mais alta e o cavado cada vez mais perto da areia. Até que em um determinado momento a onda perde o equilíbrio e quebra por cima do cavado, podendo quebrar na área de rebentação de várias formas.

A formas mais conhecidas são: mergulhante e deslizante. Quando as ondas quebram mergulhando, elas formam os famosos tubos d’água. Já a quebra deslizante acontece em praias rasas e pouco inclinadas, o que faz com que a onda vá quebrando gradativa e suavemente, antes mesmo de chegar mais perto da costa.

Referências
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina Motta; FAIRCHILD, Thomas Rich; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. Oficina de textos. USP – Universidade de São Paulo, 2003.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.