Existem protozoários com esqueleto?

Bom, os protozoários são seres bem pequenos, mas será mesmo que eles possuem esqueletos?

 http://www.bioorbis.org/2018/03/existem-protozoarios-com-esqueleto.html
Os protozoários tem esqueleto? Fonte da imagem: pinterest.

VAMOS DESCOBRIR...

A ameba é um protozoário não possui nenhum outro envoltório além da membrana que rodeia a célula. Mas, no entanto, existem outros protozoários, dotados de carapaças que funcionam como esqueletos.

Dentre eles, podemos citar os foraminíferos (Figura 2) encontrados nos oceanos, cujo esqueleto é constituído de diversas “lojas” calcárias (do latim, foramine = cavidade).

Figura 2. Os foraminíferos (do latim, foramine = cavidade, e do grego foros = portador de) são protozoários com carapaças de diferentes formas. Fonte da imagem: educalingo.

Os foraminíferos (Figura 3) são protozoários muito antigos, que existem desde o período Pré-cambriano. Quando morrem, seus esqueletos afundam e passam a ser componentes dos sedimentos oceânicos.

Figura 3. Protozoários foraminíferos. Fonte da imagem: portuguese.people.

O acúmulo desses esqueletos constitui a “vasa de foraminíferos” (Figura 1), de grande importância geológica. A perfuração do fundo do mar, efetuada para a procura de petróleo, revela a existência de grande quantidade de cápsulas de foraminíferos, o que é indicador de riqueza biológica dessas eras passadas.

Referência: UZUNUAN, Armênio; BIRNER, Ernesto. Biologia 2. Editora Harbra, 2ª edição, Prêmio Jabuti 2002.


E NÃO DEIXEM DE SEGUIR NOSSAS COLEÇÕES NO GOOGLE+:

 https://plus.google.com/collection/YLgT0https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/Ut3sQB

Nenhum comentário:

Postar um comentário