Os destemidos tigre-dentes-de-sabre

Venham conhecer mais sobre a evolução e curiosidades dos incríveis e destemidos tigres-dentes-de-sabre.

 http://www.bioorbis.org/2018/02/os-destemidos-tigre-dentes-de-sabre.html
O tigre-dentes-de-sabre (Smilodon). Imagem: imgur.

VAMOS DESCOBRIR...

Em alguns mamíferos, os caninos superiores evoluíram em dentes curvados, em foram de sabre. Isso ocorreu independentemente em quatro ocasiões: três vezes nos placentários – uma nos carnívoros ancestrais, os creodontes (Figura 2), e duas vezes nos Carnivora, os Nimravidae (Figura 3) fósseis e os felídeos (gatos) – e uma vez em uma família de marsupiais (Figura 4) do Plioceno (Thylacosmilidae).

Figura 2. Carnívoros ancestrais, os Creodontes. Imagem: Wikipédia.

Todos os mamíferos com dentes de sabre são bem conhecidos. Seus dentes caninos eram longos e curvados e a margem posterior da lâmina apresentava um leve serrilhado. Um ninvarídeo com dente de sabre apresentava evidência de uma perfuração causada por outro dente de sabre. Um fóssil de lobo pré-histórico foi encontrado com parte de dente de sabre do felídeo Smilodon embutida em seu crânio. Os carnívoros recentes se alimentam principalmente de herbívoros e apenas raramente comem uns aos outros. Portanto, a evidência fóssil de ataques de dentes de sabre em outros carnívoros provavelmente apresenta um felino defendendo sua caça de carnívoros carniceiros ou saqueadores competidores que estavam tentando roubar a carcaça morta.

Figura 3. Exemplar da família Nimravidae. Imagem: Deviantart.

Como esses caninos em forma de sabre eram empregados durante a alimentação não é bem compreendido. Felinos com dentes de sabre poderiam abrir bem suas maxilas, mas essas maxilas não eram fortes o suficiente para arrancar um grande bocado da presa. Parece mais provável que os sabres faziam ferimentos que sangravam profusamente, mas não eram utilizados para rasgar grandes pedaços de carne do corpo das presas.

Figura 4. Marsupial da família Thylacosmilidae. Fonte da imagem: Scientific American.

Por que, então, os felinos hoje não possuem semelhantes dentes de sabre que funcionem para matar presas? Tigres, leões, onças e felinos menores fazem rápidas investidas de surpresa e utilizam garras para agarrar e controlar a presa enquanto mordem seu pescoço. Morder causa ferimentos de perfuração e aperta a traqueia, sufocando a presa. Não se sabe como dentes de sabre podem ter sido vantajosos se as estratégias de caça eram semelhantes. 

Figura 5. Filogenia dos dentes de sabre. Fonte da imagem: Paleos

Alternativamente, alguns sugerem que os dentes (Figura 5) eram diferentes porque as presas eram diferentes e exigiram uma estratégia de caça diferente. Se os mamíferos com dentes de sabre se alimentavam de grandes preguiças de solo ou outros herbívoros lentos, então esse tipo de presa pode ter representado problemas diferentes dos velozes herbívoros que a maioria dos grandes felinos caça atualmente. Sem um felino com dentes de sabre vivo como referência, é difícil determinar a função especial desses dentes. Até agora, não há consenso. Porém, se os dentes de sabre representavam uma especialização para presas especializadas, então a ausência de grandes e lentos herbívoros atualmente também pode responder pela ausência de predadores com dentes de sabre.

Para finalizar veja um vídeo do canal Luan Kowalski sobre Os Caninos do Tigre Dente De Sabre:


Fonte: Kardong. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. 2011

E VOCÊ NÃO PODEM FICAR DE FORA DE NOSSAS COLEÇÕES, VENHAM DESCOBRIR MAIS:

 https://plus.google.com/collection/YU0mQB https://plus.google.com/collection/cI6dQB https://plus.google.com/collection/8ZnoQB

Comentários