OS DESTEMIDOS TIGRE-DENTES-DE-SABRE: COMO EVOLUÍRAM, COMO USAVAM SUAS PRESAS?

Venham conhecer mais sobre a evolução e curiosidades dos incríveis e destemidos tigres-dentes-de-sabre.

Fonte da imagem: Charles R. Knight , Public domain, via Wikimedia Commons

VAMOS DESCOBRIR...

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Os tigre-dentes-de-sabre e sua evolução


Em alguns mamíferos, os caninos superiores evoluíram em dentes curvados, em foram de sabre. Isso ocorreu independentemente em quatro ocasiões: três vezes nos placentários – uma nos carnívoros ancestrais, os creodontes, e duas vezes nos Carnivora, os Nimravidae fósseis e os felídeos (gatos) – e uma vez em uma família de marsupiais  do Plioceno (Thylacosmilidae).

Todos os mamíferos com dentes de sabre são bem conhecidos. Seus dentes caninos eram longos e curvados e a margem posterior da lâmina apresentava um leve serrilhado. Um ninvarídeo com dente de sabre apresentava evidência de uma perfuração causada por outro dente de sabre.

Um fóssil de lobo pré-histórico foi encontrado com parte de dente de sabre do felídeo Smilodon embutida em seu crânio. Os carnívoros recentes se alimentam principalmente de herbívoros e apenas raramente comem uns aos outros. Portanto, a evidência fóssil de ataques de dentes de sabre em outros carnívoros provavelmente apresenta um felino defendendo sua caça de carnívoros carniceiros ou saqueadores competidores que estavam tentando roubar a carcaça morta.

Como esses caninos em forma de sabre eram empregados durante a alimentação não é bem compreendido.

Felinos com dentes de sabre poderiam abrir bem suas maxilas, mas essas maxilas não eram fortes o suficiente para arrancar um grande bocado da presa. Parece mais provável que os sabres faziam ferimentos que sangravam profusamente, mas não eram utilizados para rasgar grandes pedaços de carne do corpo das presas.

Por que, então, os felinos hoje não possuem semelhantes dentes de sabre que funcionem para matar presas?


Tigres, leões, onças e felinos menores fazem rápidas investidas de surpresa e utilizam garras para agarrar e controlar a presa enquanto mordem seu pescoço. Morder causa ferimentos de perfuração e aperta a traqueia, sufocando a presa. Não se sabe como dentes de sabre podem ter sido vantajosos se as estratégias de caça eram semelhantes. 

Alternativamente, alguns sugerem que os dentes eram diferentes porque as presas eram diferentes e exigiram uma estratégia de caça diferente. Se os mamíferos com dentes de sabre se alimentavam de grandes preguiças de solo ou outros herbívoros lentos, então esse tipo de presa pode ter representado problemas diferentes dos velozes herbívoros que a maioria dos grandes felinos caça atualmente.

Sem um felino com dentes de sabre vivo como referência, é difícil determinar a função especial desses dentes. Até agora, não há consenso. Porém, se os dentes de sabre representavam uma especialização para presas especializadas, então a ausência de grandes e lentos herbívoros atualmente também pode responder pela ausência de predadores com dentes de sabre.

As super presas dos tigres-dentes-de-sabre


Um estudo sugere que o crescimento dos caninos nos tigre-dente-de-sabre era mais rápido do que os caninos dos felinos modernos.

Um estudo publicado na revista PLoS ONE mostra que os dentes do tigre-dentes-de-sabre (Smilodon fatalis) surgiram mais tarde em suas vidas do que os dos felinos  modernos, mas a uma taxa de crescimento de cerca do dobro de seus parentes vivos.

O tigre-dentes-de-sabre viveram nas Américas até serem extintos cerca de 10.000 anos atrás. Esses felinos são famosos por seus caninos salientes, que podiam crescer até 18 cm de comprimento. Embora fósseis estão disponíveis para os paleontólogos, muito pouco se sabe sobre as idades em que os animais atingiram esse estágio de desenvolvimento.

"O sincronismo do desenvolvimento é crucial para muitos aspectos da ecologia e evolução dos vertebrados. Mudanças no calendário de eventos da história de vida pode ter efeitos importantes sobre características de um adulto e aparência final do organismo ", disse o co-autor Dr. Robert Feranec do New York State Museum. "Para as espécies extintas, que normalmente só pode determinar a seqüência relativa de eventos de desenvolvimento."

"Para os predadores, como grandes felinos, um importante determinante da capacidade plena da caça de um indivíduo é o tempo necessário para crescer suas presas, ou seja os dentes. Isto é especialmente crucial para a compreensão de predadores como o Smilodon", acrescentou o co-autor Dr. Jack Tseng do Museu Americano de História Natural.

O crescimento das grandes presas dos tigres-dentes-de-sabre


Usando fósseis de alguns dentes-de-sabre recuperados a partir de Rancho La Brea, em Los Angeles, os cientistas combinaram dados de isótopos de oxigênio estável analisados em micro tomografia computadorizada, e estudos anteriores para estabelecer a taxa de erupção para os caninos superiores permanentes do dentes-de-sabre, e de calcular o momento de outros acontecimentos de crescimento.

Os cientistas estimam que a dentição permanente dos dentes-de-sabre é de totalmente entre 14 a 22 meses, com excepção dos caninos superiores.

Estes não foram totalmente desenvolvidos até cerca de 3 anos de idade, que estão atrasados em comparação com membros vivos de porte semelhante da família dos felinos.


A taxa de erupção dos caninos superiores permanentes do dentes-de-sabre era seis milímetros por mês, o dobro da taxa de crescimento dos dentes do leão Africano.

Os paleontólogos sugerem que a técnica utilizada no estudo poderia ser aplicado a uma variedade de espécies extintas para melhor compreender a forma e a taxa pela qual diferentes animais cresceram, por exemplo, ao olhar para as presas de elefantes extintos ou mamíferos marinhos.

"Apesar de ter as alturas da coroa do canino que são mais de duas vezes as que do leão, que não requerem o dobro do tempo para desenvolver seus caninos", disse o estudo primeiro autor Dr. Aleksander Wysocki, da Universidade de Clemson.

OS ANCESTRAIS DOS TIGRES-DENTES-DE-SABRE


Sendo um dentes-de-sabre é apenas uma das possíveis formas para um predador terrestre para lidar com o desafio de pegar presas grandes e não ser morto na tentativa. O "modelo dentes-de-sabreevoluiu repetidamente em linhagens independentes de mamíferos predadoresmas houve algumas vezes ao longo dos últimos 50 milhões anos, quando não houve dentes-de-sabre ao redor, e que agora vivemos em um desses hiato. Mas o potencial para evoluir as "adaptações de dentes-de-sabre " ainda está por aí.

Basta olhar para o seu gato doméstico enquanto dorme no sofá e consideram que apenas algumas mutações chave poderiam transformar esse gato malhado em um dentes-de-sabre. Em primeiro lugar, torná-lo maior, talvez do tamanho de um linceem segundo lugar, introduzir uma mutação chave para fazer os caninos superiores e mais achatada lateralmenteem terceiro lugar, deixe o animal e seus descendentes brincar com suas novas armas.

Em breve eles vão descobrir que a mordida na garganta habitual torna-se uma forma devastadora para causar em sua presa sangrar até a morte em questão de segundos e, a partir desse momento, um conjunto de ajustamentos comportamentais abre o caminho para a seleção de mutações morfológicas que melhoram a eficiência do dentes-de-sabre matando com uma mordida. E cerca de quinze milhões de anos depois, você terá algo como o Smilodon!

Moldado para matar


Mas o que aconteceu antes de existirem gatos, ou quaisquer predadores e mamíferosBem, a natureza fez experiência com o modelo predador dos dentes-de-sabre muito antes de mamíferos ou mesmo dinossauros apareceram na Terra, mas, dada a matéria-prima então disponíveis, o resultado, teria parecido muito estranho para os olhos humanosÉ claro que eu estou falando sobre a subordem Gorgonopsia, aqueles sinapsídeos (parentes distantes dos mamíferos) do período Permiano, que eram os predadores dominantes de seu tempo, não parecia com nenhuma criatura viva neste planeta hoje.

Vejamos Rubidgea (ancestrais dos tigres-dentes-de-sabre)um dos maiores (tamanho de um urso marrome os mais recentes da subordem Gorgonopsia, que viveu na África do Sul cerca de 250 milhões de anos atrásVocê não diria que é um dentes-de-sabre, mas tinha muitas das características anatômicas que definem esses predadores.

Assim como nos tigre-dentes-de-sabre, as adaptações de Rubidgea permitiu despachar sua presa rapidamente através de perda maciça de sangueminimizando, assim, o tempo de luta e as possibilidades que a presa imobilizada ferir o predadorAlém disso, os detalhes anatômicos foram, naturalmente, extremamente diferente. Mas a história das espécies da subordem Gorgonopsia nos mostra como algumas das principais adaptações dos dentes-de-sabre estão entre os grandes temasrecorrentes da evolução dos predadores terrestres.

Referência
Kardong. Vertebrados, Anatomia Comparada, Função e Evolução. 2011.
POUGH, F. Harvery; JANIS, Christine M; HEISER, John B. A vida dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo, 2006.
Sites: Sri-news.com; Chasing Sabretooths.

Nenhum comentário:

Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.